sexta-feira, 19 de julho de 2013

CIRCUITO FLORIPA RUN


Caminhando ou correndo, competindo ou se divertindo, a Beira Mar Continental ficou repleta de atletas que participaram da 2° edição do Circuito Floripa Run.
Este evento tem o intuito de promover diversão, saúde e beleza e é totalmente voltado às mulheres.

Corrida colorida, alegre que contou com atletas de todos os estilos, desde as mais discretas até as mais despojadas. Praticamente um desfile na passarela da velocidade.

Como estou sempre ligada nas promoções das redes sociais, garanti minha inscrição participando da promoção na fan page "Nutricionista Vanessa Mara Lodi" no facebook, uma das patrocinadoras do evento. Não posso reclamar da sorte, de forma alguma.

Essa corrida foi muito especial pra mim porque tive a companhia de minhas irmãs Silvia e Sandra. Já corremos em outra prova juntas e repetir a dose foi show de bola. Elas também garantiram inscrição com a Nutricionista Vanessa Lodi, portanto, "Trio Nutri Vanessa Lodi". Elas foram de 5km e eu optei por 10km, duas voltas no percurso.
Chegamos cedo na Beira Mar Continental, retiramos os chips, batemos algumas fotos e fomos curtindo cada minuto até a hora da largada.

O clima estava bem agradável, mais quente do que se espera pra essa época do ano e o sol deu o ar da graça, apesar do céu estar encoberto. A largada aconteceu às 8:30h e contou com aproximadamente mil corredoras.



O espaço da largada era estreito, porque o tapete também era estreito, e temos que passar por ele para registrar o tempo, isso acabou gerando um congestionamento que considero normal em provas com grande número de participantes. A organização por sua vez considerou o tempo bruto para classificar as categorias, e quem ficou mais atrás (e não foram poucas corredoras) sentiram-se prejudicadas causando certa insatisfação. Complicado!

Meu resultado não foi satisfatório, tive problemas na segunda volta, caminhei algumas vezes e não encontrei motivação durante a prova.
Estranhei tal desempenho, mas depois de refletir e tentar buscar uma resposta cheguei a conclusão que fiz meu melhor naquele momento, nem sempre as coisas acontecem do jeito que gostaríamos, o importante é não deixar-se abalar.

Minhas manas completaram bem os 5km, chegaram felizes da vida, Sandra concluiu os 5km em 35:04 e Silvia em 29:13, tempo bruto. Depois até curtiram uma super massagem, oh vidão!!
Completei a prova em 56:08, conquistando 8° lugar na categoria por faixa etária 36/40 e 51° lugar na categoria geral. 




 
A turma do Loucos por Corridas marcou presença, inclusive "os loucos". Amigos, maridos e namorados compareceram e deram aquela força para suas companheiras. Encontrei também a Claudinha e a Helena (Correndo de Bem com Vida), nossos encontros são sempre super divertidos. Adoro!
Conheci a nutricionista Vanessa Mara Lodi, uma simpatia de pessoa e Tatiana do Fissurados em Corridas que estava na companhia de Vera, minha parceira nos revezamentos da vida, essas não brincam nas trilhas e asfalto, arrasaram e conquistaram pódio.

Confesso que fui pra casa um tanto frustrada, mas já passou. Por isso demorei pra escrever o relato, justamente para evitar uma leitura pessimista. Correr pra mim vai muito além de números, claro que é muito gratificante bater recordes pessoais, mas quando não dá devemos ser pacientes e continuar treinando. Nem por isso deixo o sorriso de lado, muito menos a alegria de correr, cada chegada deve sim ser comemorada e desta vez não foi diferente. Salto para comemorar mais uma prova concluída!

Ponto negativo do evento ficou por conta do resultado por tempo bruto e a medalha que, apesar de LINDA, se repetiu mudando apenas a fita.
Pontos positivos foram muitos, destaco os sorteios de excelentes brindes, clima contagiante, vários postos de hidratação, distribuição de açaí (muito elogiado, eu não gosto), tenda com massagistas.. Pra resumir saímos de lá já passava das 11h da manhã.



Concluindo:

Não subestime a corrida e seu corpo. Respeite seus limites para poder dar vida longa a sua trajetória no esporte. Se hoje não foi um dia de recordes, amanhã se você quiser, será!
Meu próximo desafio ainda não está confirmado, estou com um pé nele, se tudo der certo eu conto onde será e das expectativas para minha participação, por enquanto vamos treinando, correndo e renascendo!

Obrigada pela visita, bons treinos e até breve!




terça-feira, 9 de julho de 2013

MOUNTAIN DO COSTÃO DO SANTINHO

Depois de cinco anos com o formato de prova de revezamento, Mountain Do Costão do Santinho sofreu uma modificação neste ano de 2013 passando para prova individual nas distâncias de 8km, 22km e 42km, surpreendendo e superando as expectativas dos mais de 600 atletas que participaram desta edição.

O percurso reuniu em uma única prova variações de terrenos que exigia dos competidores força, resistência, velocidade, técnica e muita coragem. 

Considerada pela organização como a prova mais técnica de todas, Mountain Do Costão do Santinho reuniu em uma manhã de sábado de temperatura agradável atletas que buscavam superação, diversão e contato direto com a natureza.

As chuvas da semana que antecedeu a prova e principalmente da madrugada de sábado tornaram o percurso ainda mais duro, difícil e traiçoeiro. A grande quantidade de lama nas trilhas aumentou o nível de dificuldade e causou congestionamentos em alguns pontos. Presenciei atletas escorregando e caindo nas descidas extremamente lisas, era preciso cuidado e paciência para completar a prova em segurança, mas nada que desmotivasse os corredores ou ofuscasse o brilho da prova, pelo contrário, quanto mais difícil o desafio mais valiosa a vitória.

Minha participação nesta prova deve-se a sorte. Sorte de ter irmãos especiais e parceiros, que sempre me apoiam. Sandra (irmã mais nova) decidiu desta vez me dar um presente diferente, parte do valor da inscrição foi sua escolha e diria que a escolha foi certeira, adorei, presente perfeito!
Silvia (irmã mais velha), que estava de férias, garantiu suporte logístico, me acompanhando desde sexta-feira nesta aventura.

Correr na Praia do Santinho e região tem um sabor especial, nasci e vivi meus primeiros anos de vida na Praia dos Ingleses. Minha mãe é nativa e ainda mantemos "raízes" por esses lados. Toda essa região me traz lembranças preciosas e muita saudade da infância.








O evento se dividiu em três dias de atividades, início na sexta-feira (28/06) com entrega dos kits e simpósio de abertura, corrida no sábado (29/06) e premiação com almoço de encerramento no domingo (30/06).

O simpósio foi rápido e objetivo, iniciaram apresentando o novo projeto Mountain Do para 2014, "Mountain Do Fim do Mundo" em Ushuaia na Argentina. Imagens impressionantes emocionaram e motivaram quem estava presente. Logo após foi a vez da apresentação do percurso Mountain Do Costão do Santinho, momento "Jesus" que fez-me perceber o tamanho do desafio que estava por enfrentar na manhã seguinte.
Para descontrair, relaxar e finalizar as boas vindas ofereceram um delicioso coquetel, tudo feito no maior capricho e com riqueza de detalhes. Se pudesse resumir o evento em uma palavra seria sofisticação, a organização impressiona, com certeza.

No sábado às 8h já estava no local da prova, encontrei alguns colegas queridos e fiquei aguardando o momento da largada que estava marcada para as 9h (22km e 42km) e 9:20h para os atletas dos 8km. A estrutura do evento estava montada dentro das dependências do Resort Costão do Santinho.






Entre gritos e aplausos foi dada a largada, descemos em direção a Praia do Santinho, percorremos toda a praia e seguimos por trilhas nas dunas que nos levaria à Praia dos Ingleses. Depois de uma pequena faixa de praia chegamos a primeira trilha que liga a Praia dos Ingleses com a Praia do Santinho. Visual surpreendentemente lindo de tirar o fôlego.




Retornamos pela Praia do santinho e passamos pelo local da largada, quem correu 8km parava ali, quem optou por 22km e 42km seguia em direção dos fundos do Resort, rumo as temidas Dunas.

Trecho difícil, correr em dunas realmente é desgastante, a musculatura tem que trabalhar forte. Neste momento senti uma grande estafa , preocupou-me tamanho cansaço antes mesmo dos 10km. Era hora de hidratar e reabastecer. Postos de hidratação com isotônico ajudaram a repor as energias e a recuperar a motivação. Não posso deixar de destacar também a importância do apoio de um jovem garoto, atleta I9 Academia, Douglas Lima. Me puxou e incentivou nos momentos mais críticos. Fica o agradecimento.

Seguimos por trilhas em direção ao Parque Estadual do Rio Vermelho e Praia do Moçambique. Alternei algumas vezes a corrida com breves períodos de caminhadas, ora para hidratar, ora para equilibrar os batimentos cardíacos que disparavam principalmente nos trechos com dunas.

Quando chegamos na Praia do Moçambique fiquei mais aliviada, pois sabia que faltava pouco para terminar a tão difícil prova. Bastava atravessar o Costão que divide a Praia do Moçambique da Praia do Santinho. Porém não seria tão simples assim, trecho com muita lama, dificultando demais as subidas e ainda mais as descidas.

Meu tênis já estava virado em lama a muito tempo e pesava muito, as câimbras foram inevitáveis, mas nada que me forçasse parar. As dificuldades da trilha associada as dores fez-me concluir a prova em um tempo acima do esperado, porém esse resultado é totalmente compreensível diante das condições do percurso.






Completei os 22km em 2h57:00, conquistando a 14° posição na categoria geral feminina e 7° na categoria faixa etária 35/44 anos.

Organização impecável, mesa de frutas da chegada dos atletas linda e farta. Jarras de vitaminas, sucos naturais, gatoride, água, espetinhos de frutas variadas, açaí, barras de cereal...
Macas com massagistas esperavam os atletas que chegavam cansados, e staffs se espalhavam pelo local para atender a todos no que fosse preciso.






A medalha é um caso a parte. Na verdade é um medalhão, a maior, mais suada e linda que já conquistei, superou as expectativas, mais um ponto positivo.

Mountain Do Costão do Santinho foi mais uma prova top, que deixa saudades e uma vontade enorme de retornar.












Concluindo:

Mais uma corrida de montanha. Prova dura, mas dela saí vitoriosa. Muitas vezes o corpo pesa ao fim de uma prova desgastante como essa, porém a cabeça está leve como uma pluma. As energias totalmente renovadas e você só consegue pensar em quando será o próximo desafio. Falando em próximo desafio, o meu será neste fim de semana, Circuito Floripa Run, corrida para mulheres, asfalto, 10km. Show de bola, vamoquevamo!

 Obrigada pela visita, bons treinos e até breve!