terça-feira, 18 de março de 2014

CORRIDA PEDRA BRANCA 2014

A Corrida Pedra Branca é o resultado de uma parceria da Sports Do e Cidade Sustentável Pedra Branca, em Palhoça/SC.
Seu objetivo é promover a integração e diversão, conscientizando os participantes sobre a importância da preservação da natureza.

A prova aconteceu no sábado (08/03), dia que se comemora o Dia Internacional da Mulher, com largada às 9 horas. As modalidades eram: 3 km, 6 km e 12 km. Os kits foram entregues no show room Pedra Branca nos dias 06 e 07/03 das 14h às 20h.

O evento está na sua 5° edição e contou com a participação de diversas assessorias esportivas e atletas de níveis e idades variadas.
´


O percurso tinha aproximadamente 3 km. Os atletas que optaram pela modalidade 6 km fizeram duas voltas e os corajosos que encararam os 12 km correram nada menos que 4 voltas no desafiador percurso. Subidas e descidas nada fáceis agregaram valor e tornaram cada volta concluída uma conquista admirável.


Foi minha primeira participação neste evento, optei pela modalidade 12 km que contou com 22 atletas femininas. Com um 9° lugar e um tempo de 1h07min concluí a prova esbaforida, com os miolos torrando devido ao calor e ao sol forte.

Na realidade esse desempenho já era esperado, um dia muito quente aliado a dias críticos que a maioria das mulheres enfrentam todo mês foi a combinação bombástica para esse resultado.  Mas tudo bem, conheço meu corpo e sei quando dá pra correr em busca de um recorde pessoal e quando completar já está de bom tamanho.

Evento bem organizado, estrutura excelente, gostei muito! Frutas, água geladinha, massagem, isotônico e flores para as mulheres em homenagem ao nosso dia. O clima estava super animado, lugar bonito, gostoso de correr. Destaco ainda o espaço kids (piscina de bolinha,cama elástica, etc.), super bacana mesmo, minha filha Gabriela adorou!!

O ponto negativo foi o horário da largada, nesta época do ano ainda faz muito calor e sofremos por causa disso, mas é melhor avaliar pelo lado bom e considerar como um obstáculo a mais a ser superado.

A largada aconteceu pontualmente às 9 horas e não faltou empolgação e disposição por parte desta galera saudável, bonita e guerreira que não se intimida em sair cedo da cama para praticar esporte e consequentemente ganhar qualidade de vida e saúde.
Foi divertido, larguei na companhia de alguns colegas Loucos por Corridas, mas ao fim da primeira volta nos espalhamos e cada um foi em busca de seu objetivo, fosse ele diversão, superação ou recordes pessoais.

Os profissionais da fotografia que sempre marcam presença nos eventos me chamaram a atenção por sua quantidade, em cada esquina um fotografo, as vezes até dois em cada espaço. Achei muito legal, sou admiradora do trabalho deles e sempre adquiro uma ou mais lembranças das provas por onde passo.
Na primeira volta já deu pra perceber que a batalha seria dura, o sol estava forte e não ventava, a sensação era de abafamento. O percurso contou com 1 posto de hidratação localizado logo após o km 2. Como de costume, me molhei da cabeça aos pés, cada passagem na hidratação era água pra todo lado, gosto e preciso de muita água na cabeça nesses dias quentes, caso contrário corro o risco de "morrer" pelo caminho.

Não estava em meu melhor dia, prova disso eram meus pensamentos que insistiam em me desanimar. Creio que ser otimista ou pessimista em um determinado momento faz toda diferença. Ao fim da segunda volta eu pensava: "ainda vou ter que correr duas voltas, minha nossa!"... Talvez fosse melhor encarar com mais positividade pensando: "que bom, já completei duas voltas".

Meu esposo estava sentado perto da chegada, ao me ver passar para a última volta, pediu que acelerasse, afinal era a tão esperada última volta, mas confesso que não parei por ali mesmo porque a razão me dizia que seria ridículo, mas se o corpo continuou de pé, correndo, meu coração já ajoelhava pedindo pra sair.
Como estou dramática, acho que o sol realmente afetou minhas ideias (risos)...
Segui então para a última volta tentando acelerar, consegui ultrapassar três atletas femininas e arranquei do fundo da alma um sprint na reta final. Que felicidade que é a chegada, nossa, sensação única...12 km, 1h07:56, ritmo 5'39, 9° lugar geral feminino.

 Apesar de tudo fui pra casa feliz, porque correr sempre me deixará feliz.
Quando falo de meu resultado é apenas uma avaliação, não fiquei triste, muito menos desanimada, porque não há sensação melhor do que o suspiro depois do fim de uma bela e sofrida corrida, suspiro esse que expressa a sensação de dever cumprido!











Concluindo:

Não gosto de competir contra ninguém a não ser eu mesma. Porque muitas vezes sofremos por conta das comparações, cada pessoa é uma pessoa, cada uma com suas oportunidades, algumas treinam com profissionais, outras tem mais tempo, outras já tem predisposição para o esporte, enfim. Minhas avaliações são sempre comparativas com meus resultados anteriores, não quero nem preciso ser melhor ou mais rápida que ninguém. Evoluir é bom, é o que todo mundo quer, mas quero apenas ser melhor do que fui ontem, sem cobranças e comparações. Amo correr, apenas isso!!
Obrigada pela visita, bons treinos e até breve!!