quarta-feira, 8 de julho de 2015

MEIA MARATONA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2015.

Meia Maratona de Balneário Camboriú, denominada a mais charmosa do litoral de Santa Catarina, está em sua 5° edição e conquistou lugar no calendário dos atletas que não abrem mão de uma corrida de qualidade. 
O evento é organizado pela Corre Brasil, empresa com marca consolidada no cenário de Eventos Esportivos no estado de Santa Catarina, e que vem se renovando através de um calendário estratégico, onde apostam em provas inéditas, novas cidades e excelentes parcerias.

Com largada na Barra Sul, em frente ao Parque Unipraias, os atletas percorrem a Avenida Atlântica, chegando à Estrada da Rainha, seguem em direção a Praia Brava (Itajaí) e retornam à Barra Sul, completando os 21 km solo ou em dupla.
A prova oferece ainda corrida de 5km e maratoninha infantil (100m e 200m) para a criançada.

Além de todo charme desta imperdível meia maratona, existe um fator diferencial que atrai os atletas, o desafio Estrada da Rainha. O preparo físico deve estar em dia, porque depois de completar a temida subida os atletas precisam ter fôlego para repetir o esforço no retorno.
Essa foi minha segunda participação no evento. Participei em 2014 e foi meu pior resultado em meias maratonas (2h07:20). Tudo teve uma explicação, mas não importa agora. Só sei que prometi voltar e encarar novamente essa prova desafiadora.
A data se aproximou, a cortesia pintou, a vontade transbordou e o esposo concordou. Sendo assim, seguimos rumo à Balneário Camboriú para participar de mais um meia maratona, minha 5° oficial no asfalto.

A entrega dos kits aconteceu no sábado (18/04) das 13h30 às 19h no Parque Unipraias e a  largada dos 21km estava marcada para às 7h e a corrida de 5km para às 7h15 do domingo (19/04).
Agradeço a meu amigo Enio pela gentileza de retirar meu kit, facilitando minha vida.
Um detalhe importante sobre o evento é o valor da inscrição. As inscrições abriram à $40,00 (1° lote promocional), $60,00 (2° lote), $70,00 (3° lote), e $85,00 (4° lote). 
Podemos observar que o valor do último lote é mais baixo do que o valor que outras provas cobram já de início. Sem contar que o evento ofereceu premiação em dinheiro para os primeiros cinco colocados gerais dos 21 e 5 km masc/fem. Premiou também as três primeiras duplas masc./fem./misto com troféu e os três primeiros colocados de cada faixa etária (meia maratona).

Já na largada, depois de todo blá blá blá run (como diz minha amiga Helena), era hora de concentrar e focar no objetivo. 
Percorri os primeiros 5 km na companhia do Enio e Nilton do Pod Cast Por Falar em Corrida, e garanti um bom tempo para um começo de prova. A subida da Estrada da Rainha fiz na tranquilidade, alternando trote e caminhada, depois tentei recuperar o tempo perdido acelerando na descida.

Hidratação perfeita, policiamento presente garantindo a segurança dos atletas e orientando os motoristas, staff's envolvidos, interagindo, clima contagiante no posto de troca do revezamento, enfim, organização nota 10. Outro destaque do percurso é a passagem pela Praia Brava (Itajaí), acrescentando muito charme e beleza ao evento.

Segui correndo espiando vez em quando o relógio. O garmin avisava a passagem de cada km e eu ia controlando a situação, mas nem por isso deixava de curtir o belo visual e aproveitar todo aquele clima contagiante de superação que tomava conta da galera.

O retorno da Estrada da Rainha é menos íngreme e mais contínua, pensei em fazer toda subida correndo, mas ficou inviável. Aproveitei a breve caminhada para hidratar e curtir o magnífico visual. 
A última descida por sua vez, era até difícil acelerar pela sua inclinação, tinha que puxar o freio de mão e chegava a ser desconfortável.

Faltando uns 4 kms encontrei meu esposo, que foi caminhando à meu encontro, e trazia com ele uma garrafinha de suco de limão geladinho, ainda consigo sentir o gostinho... Pequenos gestos de grande importância marcam e ajudam a superar momentos delicados e cansativos como o fim de uma prova longa. 

Estava perto o fim da prova... Tentei manter o ritmo, tentei acelerar, tentei, fui tentando, tentei a prova inteira... 
Enfim o tapete, o pórtico, a torcida, os amigos, o locutor... Enfim a conclusão de mais uma meia maratona. 
Objetivo alcançado, tempo: 1h58:58.

Na chegada tem alegria, tem melancia, banana, laranja, maça. 
Na chegada tem água, isotônico, bate-papo e risadas. 
Na chegada tem descontração, emoção e tem cansaço também, claro! 
Mas acima de tudo, tem a sensação de dever cumprido. Sensação de que toda caminhada pra chegar até ali valeu a pena!!

......................... ****

Evento super recomendado. Preço justo, bem organizada, percurso muito bonito. Pretendo voltar, com certeza!!
Este vídeo abaixo contém o resumo do percurso, pra quem se interessou, vale dar uma conferida.

Obrigada pela visita, bons treinos e até breve!!

3 comentários:

  1. Que maravilha, hein, Si !!! Melhorastes bem o tempo com sub 2h mesmo com o morro da Rainha. Também gosto muito dessa prova e a desse ano foi melhor que não choveu !!! Nada como ter um personal staff. Ajuda muito também...rs. Parabéns pelo grande resultado e melhora no tempo. Excelente. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Foi com atrasado, mas está valendo haha.
    Parabéns pelo tempo. A gente já sabia que você conseguiria o sub 2 horas.
    O tempo de 2015 é mais perto da sua realidade de corredora
    Ainda pode melhorar, né?
    Você começou muito forte até chegar no morro haha.
    E acho que relaxou demais na volta
    Acho que pode sair um 1h55 aí \o/

    Enio

    ResponderExcluir