Tudo é possível!! Basta ser sincero e desejar profundo. Você será capaz de sacudir o mundo. Acredite!!!
A prova tem um percurso total de 73km divididos em 8 trechos onde o atleta pode optar entre as categorias: solo ("Insane", novidade este ano), dupla, quarteto e octeto. O evento está na 11° edição e é a mais tradicional do circuito Mountain Do.
ERA UMA VEZ DUAS LOUCAS... LOUCAS POR CORRIDAS!!
Eu e Ana Clara nos conhecemos através do grupo Loucos por Corridas e já nós identificamos no primeiro momento. Estamos sempre em sintonia quando o assunto é corrida e sempre empatadas no quesito "amor por esportes". Nada nos fascina mais que um belo desafio, portanto, era certo que logo em breve uma parceira surgiria entre nós.
Nossa intenção era correr em dupla no começo do ano na prova "30km Ponta do Papagaio", mas por motivo de força maior, nossa participação acabou sendo na categoria solo.
Então, a segunda oportunidade apareceu logo depois com o Mountain Do Lagoa da Conceição 2014, fechamos parceria e iniciamos os treinos para essa longa e desafiadora prova de revezamento.
PREPARAÇÃO DA DUPLA
Apesar de não conseguir treinar em praia, dunas e trilhas e de não fazer reconhecimento dos percursos, como a grande maioria dos atletas, sentia-me confiante com a segurança de minha parceira: "fica tranquila, praia é praia, trilha é trilha e duna é duna em qualquer lugar. Vamos tirar de letra".
A PROVA
O evento se divide em três dias. Sexta (10/10) entrega dos kits, simpósio de abertura e coquetel de boas vindas. Sábado (11/10) o grande dia. Domingo (12/10) premiação e almoço de encerramento.
Na sexta-feira a ansiedade já tomava conta da dupla. Ana Clara ficou responsável por retirar os kits no LIC e aproveitou para participar do congresso técnico e do coquetel. No sábado nos encontramos pouco antes das 7h30, acertamos os últimos detalhes e ficamos confraternizando com amigos e conhecidos que também participavam da prova.
1° TRECHO (10,7 KM) LARGADA LIC- ANA CLARA:
"Após largar no LIC, seguimos pela estrada geral do Canto da Lagoa. Aproximadamente 4 km de asfalto, com algumas subidas. Há duas semanas eu havia treinado ali, então encará-las não foi surpresa. Ao fim dessa estrada, o staff indicava um caminho por uma trilha que desembocava nas dunas. Começou o esforço. E as dunas nem eram tão altas assim, mas as subidas eram íngremes. Superadas, o percurso ficou plano, mas ainda pela areia. Seguimos em direção ao sul correndo pela restinga paralela ao mar. Neste ponto, era possível ver atletas já percorrendo o trecho 2, pois passavam pela praia no sentido contrário. Logo a frente recebemos a indicação para seguir à direita em direção ao posto de troca. Mais dunas e enfim o asfalto, passei o chip para Simone, completando meu 1° trecho em 1h13:47."
2° TRECHO (8,6 KM) POSTO DE TROCA NOVO CAMPECHE - SIMONE:
Nos despedimos de Ana um pouco antes da largada no LIC e seguimos para o posto 2. A ansiedade já era grande e cada atleta que passava pela tenda fazia meu coração disparar. Minha jornada seria de 40,8 km no total, distribuídos em 4 trechos. Saber administrar minha corrida seria o grande desafio. Um misto de sentimentos me sufocava e largar logo era o que eu mais queria. Finalmente Ana surge entre os atletas que aguardavam e a prova começa de fato para mim. Esse trecho foi tranquilo, totalmente plano. Pouco mais de 2 km de asfalto e pegamos a praia do Campeche, que felizmente encontrava-se com maré baixa e vento soprando do quadrante sul. Completei o trecho em 46:20.
3° TRECHO (5,5 KM) POSTO DE TROCA PRAIA DA JOAQUINA - ANA CLARA:
4° TRECHO (7,6 KM) POSTO DE TROCA PRAIA MOLE - SIMONE:
Eu já sabia o tamanho da encrenca, pois ele fez parte dos meus trechos ano passado. Saímos do estacionamento em direção à Praia Mole. Trecho de areia bem fofa que já castigava de cara. Seguimos por trilhas e subidas e chegamos à Praia da Galheta. Ali começava uma subida que nos levaria à Barra da Lagoa. Esse início de trilha é bem complicado porque é em duna, chegando em "chão firme" essa subida fica íngreme e pesada. O sol e o calor castigando. Trecho 4 não é fácil, brincadeira pra gente grande, porém o visual é simplesmente magnífico!!! A descida é dureza, terreno irregular, muitas pedras, exige demais dos joelhos e do condicionamento físico. Desafiador realmente. Chegando na Barra da Lagoa atravessamos a ponte e seguimos em direção ao Projeto Tamar, onde mais uma troca seria feita. Completei o trecho em 56:54.
5° TRECHO (6,2 KM) POSTO DE TROCA BARRA DA LAGOA - ANA CLARA:
"Este trecho era curto e, segundo a discrição da organização, não oferecia nenhuma dificuldade. Contudo, tinha o cansaço que estava acumulado e o calor, muito calor. Se antes falei que o trecho 3 foi o mais legal, preciso dizer que este foi o mais chato. Iniciamos na Barra da Lagoa com 4 km de trilha, que não é bem trilha, mas sim um bosque e terminava na praia do Moçambique. Tentei encaixar o melhor pace possível, mas o calor e o cansaço não deixaram. Estava com vontade de parar para caminhar, mas não seria justo com minha dupla não correr na parte mais fácil. Fui adiando a parada e correndo no ritmo que deu...Quando finalmente cheguei na praia, acho que o novo terreno animou. A areia era muito fofa, perto do mar era inclinado, o sol estava de matar, mas faltava pouco (ao menos parecia). Completei o trecho em 41:06."
6° TRECHO (12,2 KM) POSTO DE TROCA MOÇAMBIQUE - SIMONE:
Já passava do meio dia quando recebi o chip, segui por uma estrada de chão coberta por areia fofa. Essa estrada vai beirando o mar e é longa, parecendo muitas vezes infinita. Terminando essa estrada, bingo!! Duna!! 500 metros de dunas sentido asfalto do Rio Vermelho. Certa de que a pior já havia passado, segui confiante rumo ao campo do Lili. Seguimos pelo asfalto até chegar em uma estrada de chão que nos levaria a um morro com muitas subidas. Só uma coisa a declarar: "jesusdaminh'alma"!! Paguei todos os meus pecados e fiquei com créditos. Carros subindo e descendo faziam a poeira tomar conta do lugar. O Sol e o calor metendo terror. Foi sofrido chegar no topo, mas depois me joguei nas descidas. Para completar o percurso, mais asfalto, curvas e a certeza de que logo estaria chegando. Completei o trecho em 1h25:17.
7° TRECHO (9,8 KM) POSTO DE TROCA CAMPO DO LILI (VARGEM GRANDE) - ANA:
"O percurso iniciou por uma estrada de chão, seguida por uma trilha que terminou em uma estrada de asfalto totalmente desconhecida para mim. Asfalto interminável com um calor de matar...Terminando o asfalto chegamos em uma grande subida de estrada de chão, confesso que foi animador, pois tinha ali um posto de hidratação. Pouco adiante iniciou uma trilha com subida forte e longa. A descida foi difícil, tomei cuidado para não me machucar e deu tudo certo. Enfim, chegamos ao nível da Lagoa e, acreditem, tropecei e caí, rolando um pequeno barranco. Ralei joelho, mão, cotovelo, coxa, braço, na realidade todo meu corpo ardia...Mas fui salva por um colega corredor que me agarrou pelo pé e me puxou para cima, cena de cinema!!!! Avistei o posto de troca, cheguei faltando forças, ainda estava assustada com a queda e passei o chip para Simone chorando. Completei esse trecho em 1h25:17. Fui para o trapiche para pegar o barco que nos levaria até o Canto dos Araças, mas ele já havia saído. Um morador sensibilizado com meus machucados me transportou em seu barquinho até o barco grande no meio da Lagoa. Depois uma Van nos levou para o LIC e fiquei aguardando a Simone concluir a prova."
8° TRECHO (12,4 KM) POSTO DE TROCA COSTA DA LAGOA - SIMONE:
Era chegada a hora de fechar a prova. E foi neste ponto que cometi um erro. Saímos rapidamente do Campo do Lili e fomos para o local da travessia de barcos que me levaria para a Costa da Lagoa. Isso tudo aconteceu muito rápido e acabei não fazendo uma alimentação adequada. Mesmo assim foquei em terminar. O percurso é recheado de pedras com um sobe e desce sem fim. 9km correndo dentro da trilha, beirando a Lagoa, passando por entre as casas construídas ali. Os moradores observavam, incentivavam e nos orientavam pelo caminho.
Mas a fome não foi o único problema, depois de algum tempo correndo comecei a sentir forte dor na lateral do joelho direito, que transformou o fim da corrida em um sofrimento. Saindo da trilha chegamos ao Canto dos Araças, ali já sabia que faltava pouco mais de 3km para a chegada. Fui intercalando corrida e caminhada. Felicidade e alívio senti quando avistei o cruzamento e a entrada para o LIC. Dali em diante a Tatiana Fernandes, nossa querida amiga que trabalhava como sttaf, me acompanhou até o fim. Foi conversando, incentivando e não permitiu que eu desanimasse ou parasse pra caminhar. Quando fizemos a última curva avisto Ana e não seguro a emoção, foi um chororo de felicidade, alívio e cansaço... Nos demos as mãos e foi só alegria, voamos pra chegada e teve até pulinho pra comemorar. Completei o trecho em 1h40:26.
RESULTADO:
Almir, meu esposo, foi nosso apoio nesta aventura e não podemos deixar de agradecê-lo por todo carinho, bom humor e comprometimento com a dupla. Com certeza formamos um belo trio, e esse troféu significativo também lhe pertence. Muito obrigada meu amor, ter você por perto fez toda diferença, amo-te!!!
Conquistar um bom resultado em uma prova de revezamento é gratificante, não posso negar. Mas, pra mim, vai muito além disso. Estivemos, acima de tudo, celebrando amizade, cumplicidade e companheirismo. O amor pelo esporte nos uniu e nos proporcionou uma inesquecível experiência. Que essa parceria se repita muitas vezes, e que a alegria e o desejo de superação pessoal seja a força que nos leve adiante sempre. É o que desejo pra nós!!!
"Valeu a pena?
Tudo vale a pena se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor." Fernando Pessoa.
Relato gigante do tamanho desta prova, do tamanho de nossa superação. Espero que a viagem tenha sido agradável e que tenha lhe motivado de alguma maneira. Já estamos pensando em novas aventuras e desafios, aguardem!!
Obrigada pela visita, bons treinos e até breve!!
Que relato de corrida mais emocionante,meninas !!! Tenho certeza que foi o melhor de todos que vi até hoje. Duas grandes mulheres e guerreiras que tenho a maior admiração. Super riqueza de detalhes, fotos, informações. Lendo assim dá até vontade de fazer um dia...só que não...rs. Foi realmente uma grande aventura, principalmente para a Aninha...rs. Vocês mereceram muito essa conquista !!! Torço muito por vocês, pois são pessoas simples e muito queridas. Parabéns a dupla !!! Ah, adorei cada uma contando a sua parte. Ficou show !!! Bjão, meninas.
ResponderExcluirObrigada Edu, com certeza foi muito emocionante!! Eu e aninha estávamos em um dia especial, totalmente sintonizadas. Nada de cobranças, expectativas fora da realidade, nervosismo excessivo.. Estávamos afim de curtir e foi o que fizemos e desta forma a coisa fluiu tranquilamente. Espero que decidas participar um dia, nem que seja pra dizer "nunca mais" kkkkk. Valeu por todo carinho amigo. Beijão
Excluirnossa que relato maravilhoso .....sou fã declarada
ResponderExcluirSilvia
Obrigada mana, minha leitora fiel!!
ExcluirAté que o relato ficou curto pela quantidade de detalhes e emoções que vivemos.
Obrigada pela visita!! bjo.