sexta-feira, 10 de maio de 2013

MEIA MARATONA INTERNACIONAL CAIXA DE FLORIANÓPOLIS 2013

Para encerrar a retrospectiva, resgato o relato da Meia Maratona Internacional Caixa de Florianópolis que aconteceu no mês de Março/2013. Terceira meia maratona, novas emoções, porque sempre será diferente, porque as provas mudam, nós mudamos, cada evento terá um detalhe especial. Nesta corrida fantástica o destaque foi minha parceria com Juliana Wutke (companheira no Revezamento 30km Ponta do Papagaio). "Pintamos o caneco", curtimos e ralamos, melhor impossível. 
Essas lembranças são muito valiosas, pois evidenciam a importância que a corrida tem em minha vida. Meia maratona é uma caixinha de surpresa, exige do corredor velocidade e resistência, é um desafio em tanto.

Relato:

Juliana Wutke, Simone Vieira, Jacks Morgado (Loucos por Corridas)

Vou começar destacando a força das redes sociais, já que minha participação nesta prova deve-se a colaboração dos meus amigos do facebook.
Fan Page responsável pelo sorteio
Diante da falta de verba para inscrição e regularidade nos treinos, estava prestes a adiar meus planos, mas algumas fan pages, em especial Por Falar em Corridas, promoveram sorteios de inscrições para essa prova, eu só não participei como pedi para que meus colegas fizessem o mesmo para poder aumentar minhas chances.
Baba Calango Moda Praia - Ganhadora da inscrição
 








Minha tática funcionou e uma das colegas ganhou o sorteio, logo o primeiro problema estava resolvido. Inscrição para os 21km confirmada era hora de correr, literalmente, atrás do prejuízo.

Fiquei insegura, pois na meia maratona do ano anterior havia me preparado com bastante antecedência, mas no fim tudo deu certo, os apoios apareceram de todo lado e uma amiga sugeriu que corrêssemos juntas, sem compromisso, contrato, pacto, promessa ou vínculo, não fosse apenas o objetivo de apoiar, incentivar e curtir uma com a outra, ou seja, teríamos total liberdade para mudanças de estratégias antes ou durante a prova.

Kit da prova.
Sexta-feira meu esposo retirou o kit,  gostei muito dos itens, camiseta linda e de qualidade, meia track&field, toalha, enfim. Nessa altura do campeonato já estava bastante ansiosa. Apesar de não ser minha primeira meia maratona os sintomas pré-prova foram os mesmos...Estava chegando a hora!
Sábado foi dia de relaxar e preparar tudo para o grande dia. Relógio programado para despertar, banho tomado, barriguinha cheia e cama, certo? Errado, não antes das 00h00, Gabizinha estava a mil, tão ansiosa quanto eu.
Pulei da cama as 04h20, e fiquei  me perguntando em qual outra situação eu acordaria tão cedo com tanta disposição. Só pra correr mesmo. 
Minha amiga de fé, Similiana Remels,  garantiu apoio logístico, chegamos cedinho, antes mesmo das 06h00. Chip retirado, tudo conferido, agora era procurar minha parceira.

Minha amiga Similiana
Logo nos encontramos, fomos para o local da largada que ocorreu muito tranquilamente, já que aconteceu em onda, elite feminina, masculina, cadeirantes, geral dos 21km e por fim rústica (5,10km).

Largamos num pace confortável, orientadas pelo Garmim da Juliana, tínhamos o objetivo de completar abaixo de 2h e fomos administrando o tempo. Acho que um detalhe que não passa batido por ninguém é o barulho dos tênis no asfalto, é muito legal. Sentia-me muito, muito feliz por poder estar ali, por estar fazendo parte daquilo tudo, sensacional.
Gosto bastante de corridas longas e de grande porte como esta, porque acaba sendo uma competição entre mim e o relógio somente, já que o nível é bem alto.

A corrida fluía tranquilamente, seguíamos admirando os atletas monstros que num piscar de olhos já estavam retornando, ver os tops passando foi show de bola. O trecho do percurso que acho lindo são os elevados, um mar de gente, um charme a mais, com certeza. A organização está de parabéns, tudo perfeito, água geladinha, isotônico, stafes motivados. O tempo também ajudou, pois o sol deu o ar da graça já passava da metade do percurso.
Não tem como não fazer comparações com tempos anteriores, meu recorde pessoal é de 1h56m, mas eu já esperava uma queda no rendimento e um sub 2h seria difícil. Uma prova longa como essa tem  que ter cuidado com a empolgação nos primeiros kms, mas também não podemos aliviar demais, pois pode ser muito complicado tentar recuperar no fim por conta do cansaço e desgaste.


A corrida foi relativamente tranquila até o 15°km, depois foi ficando tenso, o sol apareceu, o ritmo caiu bastante e os últimos kms foram de briga psicológica. 
Chega um momento que é preciso ter garra, vontade e determinação. Chega um momento que a corrida fica difícil, o cansaço chega, o esforço fica estampado no rosto. Enfrentamos vários momentos complicados, é preciso ter foco e coragem. A companhia de Juliana foi fundamental para enfrentar esses momentos duros.
Acabamos nos separando por alguns instantes, achei que seria bom pra nós ficarmos um pouco sozinhas com nossos pensamentos, mas logo fui alcançada por Ju, que veio com força total, alinhamos nosso compasso e aceleramos rumo a chegada...

Enfim ela, a linha de chegada, que sensação maravilhosa, a essa altura já sabia que não conseguiria os sub 2h, mas o grande desafio estava cumprido, correr a meia maratona de ponta a ponta sem parar, fiquei satisfeita.
Essa foto foi muito comentada pelos colegas do grupo Loucos por Corridas, felicidade estampada, mesmos movimentos, mesmos sentimentos, bela recordação.


Mais uma meia maratona completada, agradeço a Baba Calango Moda Praia, Similiana, Juliana, agradeço a meu esposo e a minha família. Bola pra frente que mês que vem (junho) tem mais.
1163
SIMONE ODETE VIEIRA
21K F3539 02:02:33 05:49 02:02:01 11 713 97
1171
JULIANA DIAS WUTKE
21K F3034 02:02:34 05:49 02:02:01 14 715 98





























Curiosidade: Meus três relatos sobre as meias maratonas em que participei foram publicadas no jornal impresso aqui do meu município, "Jornal Biguaçu em Foco", através do colunista esportivo Juliano Barros, sempre apoiando o esporte local.

Concluindo:
Agora que está tudo em dia, tudo registrado, vou ficando no aguardo de nossas aventuras pra contar aqui no blog. Minha próxima prova será dia 18/05, MultiSportBrasil, 9km, praia e trilha, uhuull!!
Um abraço, bons treinos e até breve! 



8 comentários:

  1. Muito legal, Simone. Parabéns por vencer mais uma meia maratona. E ainda mais com o saltinho na chegada. Também gostei muito dessa prova. Tudo muito bom. Estás ficando famosa, hein ?.. Praticamente a página inteira do jornal !!! Agora vamos para a meia da O2 !!! Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eduardo, sim, mais uma meia maratona no meu humilde e curto currículo de corredora. Não sei de onde vem a força e disposição para os saltos, já que chego me arrastando rsrs mas ficou legal, gostei!
    O Juliano, colunista esportivo do Jornal Biguaçu em Foco é um parceirão, dá muita força pra turma do esporte aqui do município, bem legal.
    Então, que venha mais uma meia, espero que seja mais uma recordação maravilhosa.
    Beijos, obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom...Torcendo por vc sempre !!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Chari, valeu garota!!
    Obrigada pela visita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Delícia de relato! Vou ter de voltar aqui mais vezes pra relembrar e curtir nossa meia!! Agradeço demais tua companhia e amizade!! Valew Si

    ResponderExcluir
  6. Oi Jú,
    Fique muito a vontade, o espaço é nosso, as lembranças são nossas...
    Você é uma pessoa muito querida que conheci através da corrida, coisa boa isso, nada de rivalidade e coisas do tipo, uma torcendo pela outra, incentivando e encorajando a outra. Pra mim isso que vale.
    Obrigada você pela companhia e amizade!! Bjss

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Oi Ana,
      Essa meia maratona foi realmente muito especial!!
      Beijos.

      Excluir