segunda-feira, 6 de maio de 2013

MOUNTAIN DO PRAIA DO ROSA 2013




“Quem disse que não dói? Dóói, dói, dói tuuuudo nessa hora!!”

Essa foi a frase mais repetida pelo locutor do Mountain Do Praia do Rosa. Cada atleta que apontava na curva para cruzar a linha de chegada era recebido com uma festa incrível, a minha não foi diferente.

Mais de 1000 corredores dispostos a enfrentar as dificuldades impostas por um percurso duro, com trechos muito difíceis, se reuniram em uma tarde quente e ensolarada na cidade de Imbituba/SC.

Praia do Rosa foi palco de uma festa inesquecível e muito bem organizada que proporcionou aos convidados momentos de superação e contemplação.
Corrida de montanha é pura adrenalina, consegue reunir em uma mesma prova trechos variados. Mountain Do Praia do Rosa oferece dificuldade para todos os gostos, estradas rurais, subidas íngrimes, dunas, trilhas, praias...

Este ano de 2013 é a quarta vez que a Praia do Rosa, considerada uma das 30 baias mais lindas do mundo, sedia uma edição do Mountain Do, essa foi minha primeira participação.

Organização impecável, falo em causa própria, já que minha filha Gabriela (2anos4meses) precisou ser atendida pela equipe médica. Na tentativa de tirá-la de um dos brinquedos por estarem finalizando os trabalhos e para poder acompanhar a premiação, houve um deslocamento do nervo Ulnar (cotovelo. Isso acontece em crianças com mais frequência do podemos imaginar, geralmente provocado por movimentos inocentes, mas que podem tirar o nervo do lugar, como por exemplo o balancinho segurando pelas mãos que tanto fazemos em caminhadas e passeios, mas essa é outra história). O procedimento é rápido e simples, mas é preciso conhecer a técnica. Aproveito para registrar um agradecimento especial à competente médica que nos auxiliou.
Ainda sobre a organização destaco os postos de hidratação (água/isotônico) e apoio de bombeiros que se espalhavam pelo percurso (muito bem sinalizado), kit sensacional, medalha lindíssima. Espaço Mountain Do Kids (muito útil no meu caso). Muita fruta, água, isotônico, barrinha de cereal e na chegada uma linda toalha personalizada.

Essa prova na realidade nunca esteve nos meus planos devido ao valor da inscrição. Mountain Do é um evento diferenciado, não cabe no meu bolso, mas se pudesse pagaria certamente, porque vale o investimento. Mas como a esperança é a última que morre, recorri a minha velha tática das promoções das redes sociais, desta vez não dependi apenas da sorte e acabei ficando de fora!

Mas o inesperado aconteceu, minha amiga Vera (parceira dos revezamentos K42 e 30km Ponta do Papagaio) que recebeu de presente de um amigo uma inscrição, foi fazer um último treino, sofreu um acidente em uma trilha e acabou levando alguns pontos no joelho, impossibilitando sua participação na competição. Sou testemunha do quanto foi difícil para ela ficar de fora, pois além de amar corridas de montanha ainda é moradora da Praia do Rosa.

Não tendo alternativa a não ser manter a calma e aceitar a situação, agiu com generosidade oferecendo-me sua tão desejada inscrição. Graças a agilidade da organização conseguimos fazer a transferencia, tudo certo, dentro das regras. Um misto de sentimentos, feliz por mim, triste por ela.

12 1383 SIMONE ODETE VIEIRA F 37 F3544 3 01:59:25 01:59:00
Isso tudo aconteceu a alguns dias da prova, sair correndo 18km em montanha, sem um preparo físico e psicológico específico não é fácil, mas lembrei do quanto foi maravilhoso e significativo participar do K42 Bombinhas, prova semelhante, então decidi encarar e a insegurança foi dando lugar a euforia e grande expectativa.

Saímos de casa no sábado pela manha, fomos sem pressa, já que Vera ficou responsável pela retirada do kit. Almoçamos na estrada e chegamos à Praia do Rosa passava das 13h00. Peguei o kit e algumas instruções com Vera e fui para o Mar Del Rosa, local onde a estrutura do Mountain Do foi montada.

A largada foi um show a parte. Dois helicópteros sobrevoaram o local abrilhantando o espetáculo. O locutor animava a galera, “levanta poeira, Praia do Rosa”, confesso que nessa hora a ansiedade e o nervosismo já me sufocavam. Primeira largada foi para os atletas dos 9 km, 20 minutos depois largariam os 4 e 18km, é tudo realmente muito alucinante

 

Dada a largada seguimos por uma estrada de chão rumo às Dunas do Ouvidor, um trecho lindo, cansativo, nesse ponto (início das dunas) acaba se formando certo congestionamento, tem que ser esperto sabendo aproveitar as oportunidades, porque o relógio não pára. 

Saindo das dunas retornamos à estrada principal, acesso a Praia do Ouvidor, foram 2 km de estrada de chão, um dos poucos trechos onde é possível acelerar por ser um percurso plano. 

Finalmente as trilhas, todas com mata nativa ainda preservada, lindas demais!
Terminada esta parte de trilhas, com vistas de tirar o fôlego, chegamos à Praia Vermelha, uma praia pequena, mas de uma beleza ímpar. 
Começava em seguida um dos trechos mais lindos e difíceis do percurso, que nos levaria a tão famosa Praia do Rosa. Realmente não tenho medo das trilhas, pego firme nas subidas e desço feito uma louca, eu pensava "meu Deus, me pretege, porque se eu cair vou me matar" rsrsr, delícia.

Um casamento acontecia na Praia do Rosa, isso mesmo, imaginem a magia deste lugar, um casal oficializando uma união tendo o mar e o céu azul como testemunhas. Breve olhada e bola pra frente, mais 2 km de Praia, trecho difícil, o sol forte e a areia fofa castigavam. 

No fim da Praia do Rosa subimos para uma estradinha de chão (que visual) e saímos na Praia do Porto Novo, uma prainha minúscula que ainda conserva os ranchos de pesca. Seguimos por uma trilha que leva a Praia do Luz (me faltam palavras pra descrever a beleza), fim da trilha pequeno trecho de praia e chegamos no Caminho do Rei, lindo, um corredor todo fechado pela mata, sensacional, vale muito o registro fotográfico.

Início Caminho do Rei
Esse caminho é um tanto traiçoeiro, você acha que é plano, mas é uma subidinha contínua, que judia da musculatura, que nessa hora já estava pedindo socorro. Alguns atletas caminhavam, eu não seria do contra, caminhei um pouco também, aproveitei esse descanso para admirar tamanha beleza, já que na maioria dos lugares por onde passei, por segurança, não tirava os olhos do chão.

Ultima trilha, subida para o Vale, “
quem disse que não dói ? Dóóóiii, dói dóiii tuuudooo nessa hora! “,  frase perfeita, entendi seu real significado aqui nesse trecho. Não parei, mas tinha corredor sentando, se agarrando na cerca, subindo de gatinha, uma loucura. Fiz algumas ultrapassagens e segui em frente.
Descemos por uma trilha enlameada e bastante perigosa que sai em um vale com uma estradinha de terra solta, bastante cansativa. Ali nos disseram que faltavam 2 km para a chegada, foram os 2 km mais longos que já percorri.
 
O final do percurso Mountain Do passa pelo portão da casa de Vera, quando a vi fiquei aliviada, sabia que faltava menos de 1 km para chegar. Com mais uma atitude admirável ela resolveu colocar em prática a frase bem conhecida "fazer do limão uma limonada". Já que não pode correr, resolveu incentivar os atletas que passavam em frente a sua casa com palavras de apoio e água. Segundo ela, esse gesto a deixou feliz, pois se viu correndo com cada um deles, desde o primeiro até o último.
Agora me restava juntar as forças e me concentrar em chegar. Finalmente avistei a chegada, que pasmem, terminava com uma subida.




“Quem disse que não dói? Dóói, dói, dói tuuuudo nessa hora!!”. Desta vez a frase foi dita pra mim. Passar pelo portal é muito gratificante, só quem passa consegue entender a emoção, dei um salto estilo “Marta Ventura de ser”, estava feito, 1h59m. Olhei em volta procurando meu esposo, ele estava lá, com a máquina fotográfica na mão, todo orgulhoso, fui a seu encontro, beijo merecido, abraço aconchegante, descanso desejado, ficaria ali por horas...

Decidi ir embora depois do susto com minha filha, procuro alguém da organização para saber minha colocação e recebo a resposta: “espere, você vai levar pra casa um lindo troféu”. Eu??? Surpreendente, não apenas a prova, mas também o resultado, fiquei um tanto feliz, confesso! 

Premiação
Pra fechar com chave de ouro essa inesquecível experiência, fiz parte da festa de premiação sendo convidada a subir no pódio para receber o troféu de 3° colocada na categoria 35/44 anos com o tempo de 1h59m cravados. Fui a 12° das 81° atletas a cruzar a linha de chegada nos 18 km, não serei modesta, estou feliz com meu resultado sim, orgulhosa e cada vez mais apaixonada por provas de montanha. Ponto negativos (afinal, sempre tem um) foi a falta de uma premiação, além de trofeu, para os vencedores gerais das distâncias 4, 9 e 18km e a distância não conferir com o percurso anunciado, no meu caso 18km.



Pra finalizar, como diria o locutor Maquininha, declaro: “festa linda, festa maravilhosa!!”




Concluindo:

Vera, obrigada por me proporcionar mais uma vez a possibilidade de participar de uma prova alucinante. Desejo que você se recupere logo e volte com força total. Agradeço também meu esposo pela parceria, paciência e companheirismo.
Por isso afirmo, correr é renascer, voltei da Praia do Rosa muito mais feliz e realizada, graças a esse esporte maravilhoso. Experimente, se apaixone, renasça você também!
Obrigada pela visita, bons treinos e até breve!

18 comentários:

  1. Parabéns, Simone!
    Seu sentimento na corrida é o mesmo que o meu!
    Eu também nunca havia corrido mais que 10km. No dia do treino oficial, decidi conhecer o percurso dos 18km com a galera. Fiquei extasiada! Mudei minha inscrição de 9km para 18km e decidi encarar o desafio. Fiquei em 5º lugar na nossa categoria e em 15º no geral feminino, com um tempo de 2h01min cravado!
    Correr faz bem demais pro corpo, pra mente e pra alma!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, vc foi mais corajosa do que eu, já participei de três meias, uma inclusive foi corrida de aventura em Bombinhas, não fosse isso não sei se encararia o desafio dos 18km... Seu resultado foi excelente e és testemunha de que não exagerei quando falei da beleza do lugar, né?
      Poxa, provavelmente nos esbarramos e nem percebemos, que pena..
      Grande beijo e volte sempre! Parabéns mais uma vez por seu resultado.

      Excluir
  2. Lindo relato Simone! Que fotos de tirar o fôlego!! A da chegada, estilo Marta, ficou demaisss! Parabéns pela conquista!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jú,
      Que bom que gostasses amiga, ficou longo, eu sei, é muito detalhe, é muita lembrança preciosa, mas sei que quem gosta de correr se perde nas linhas e nem sente o tempo passar..
      O visual é espatacular mesmo, vale passeio pra conhecer.
      Beijão.

      Excluir
  3. Super Special Simone!!!

    Suas conquistas me enchem de orgulho. Quanta alegria e emoção, heim. Acho que a sementinha da corrida em montanhas foi plantada direitinho em você. Nasceste pra correr em trilhas, em meio a natureza, sabia?! Seu amor pela corrida faz parecer a K21 e os Montain Do fáceis, quando sabemos que não são. Adorei as fotos e o relato emocionante.
    Fiquei preocupada com a Gabi. Ainda bem que a organização tem uma equipe médica a postos.Espero que a pequena esteja 100%.
    Que venha o próximo desafio. E corra sempre com esta alegria de viver. É lindo demais!!!
    Super beijo e saudades!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena,
    Muito obrigada pelo carinho, acho que vc tem razão, me sinto "mais em casa" nas corridas em montanha porque corro com gosto, aqueles obstáculos todos vejo como uma aventura, como se estivesse fazendo parte de uma brincadeira.. é muito bom mesmo. Prova em asfalto é mais sofrido pra mim, menos prazeroso, mas também gosto muito. Na verdade o importante é correr, seja onde for.
    Com essa foram 4 vezes já que acontece esse incidente com Gabi, ela tem esse probleminha, como se fosse junta frouxa, temos que tomar cuidado para não puxá-la pelo braço porque com certeza o nervo saí do lugar, e é uma dor muito forte, segundo a médica. O que nos falam é que com o passar do tempo isso vai passar.
    Beijos Helena, saudade tbém!

    ResponderExcluir
  5. Aê, agora sim! O relato do Mountain Do. Muito legal. Representasse bem a Vera, com pódio e tudo. E isso sem treinar. Correr lá é muito bonito, a última subida é para matar.

    Gostei da foto da chegada. Dói tudo, mas para pular no final ainda tinha o restinho de energia. Parabéns pela corrida, pelo troféu e pelo relato.

    ResponderExcluir
  6. Oi Enio, legal saber que vcs estão gostando, o relato ficou longo, mas pra ser fiel a todos os detalhes importantes teve que ser assim, não consegui cortar nada rsrs.
    Realmente aquela última subida é inacreditável, depois de tudo que se encontra você não acredita que ainda tem vai encontrar aquele obstáculo, mas só torna a prova ainda mais desafiadora.
    Aquele salto do fim foi uma loucura minha, corri o risco de pagar o maior mico, já que vinha muito cansada, mas deu tudo certo e tenho um belo registro.
    Obrigada pela visita, volte sempre. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. conheci o blog pelo Loucos por Corrida, gostei muito. Não fiz essa prova porque tinha vindo a Volta à Ilha e fiquei doente em seguida, mas ainda vou fazer. Parabens pelo resultado, vou te acompanhar. Quando puder, dá uma olhadinha no meu blog www.vidaeumacorrida.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir
  8. Oi Andrea,
    Muito obrigada, meu resultado perto de muitos atletas foi bem humilde, mas estou feliz, isso que importa. Volta à Ilha tbém tenho vontade de um dia correr, quem sabe um dia, essas provas são todas muito caras, pra mim pelo menos. Vou visitar seu blog sim, com certeza.
    Grande beijo, volte sempre!!

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Muito obrigada Eduardo, pelo comentário e pela visita, seja sempre muito bem vindo.
      Abraço e bons treinos.

      Excluir
  10. já vi ano passado voce nas trilhas de bombinhas...muita garra e determinação, parabéns mulher....

    ResponderExcluir
  11. Oi Egomar, muito obrigada!
    Acho que o percurso nos inspira, correr em montanha é algo diferente que todo corredor deveria experimentar, você sabe do que falo, também é um apaixonado.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Vou correr 5,5km,malucapra mudar para os 11!!! Mas vou deixar para o próximo...Parabéns, gostei muito do seu blog.Lá vou eu para meu primeiro Mountain Do...Seja o que Deus quiser,rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christiane,
      Seja muito bem vinda aqui no blog, ele é simples, só relata minhas experiências, mas é feito com muito carinho para que as pessoas conheçam as provas e se motivem a participar também!!
      Você vai amar, mas se corres a algum tempo aconselho a correr os 11km pra você poder passar por parte desta beleza toda, não importa em que ritmo, vá no compasso do coração... Desejo muita boa sorte em seu primeiro Mountain Do, depois passa aqui pra contar como foi!!
      Beijos, bons treinos e volte sempre!!

      Excluir
  13. Oi Simone
    Amei seu relato
    Farei o Mountain do Rosa este ano ( arrisquei os 11,5 K, pois será minha primeira corrida de montanha). Que dicas você daria para uma novata como eu? ( corro na rua a bastante tempo, e na areia também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziela,
      Muito obrigada!!
      Com relação à dicas, eu diria que você vai usar muito a musculatura da coxa, glúteos, panturrilha.. então, nada mais justo dar uma atenção especial na parte do fortalecimento muscular, dando uma atenção aos membros inferiores. Costumo sofrer com cãibras em provas mais longas, por isso a importância do fortalecimento. Você vai encontrar bastante sobe e desce e também vai encarrar um trecho longo de dunas, então eu sugiro um trabalho de força para as pernocas!!! Super boa sorte!! Depois me conta como foi!! Beijão e muito obrigada pela visita.

      Excluir