terça-feira, 9 de julho de 2013

MOUNTAIN DO COSTÃO DO SANTINHO

Depois de cinco anos com o formato de prova de revezamento, Mountain Do Costão do Santinho sofreu uma modificação neste ano de 2013 passando para prova individual nas distâncias de 8km, 22km e 42km, surpreendendo e superando as expectativas dos mais de 600 atletas que participaram desta edição.

O percurso reuniu em uma única prova variações de terrenos que exigia dos competidores força, resistência, velocidade, técnica e muita coragem. 

Considerada pela organização como a prova mais técnica de todas, Mountain Do Costão do Santinho reuniu em uma manhã de sábado de temperatura agradável atletas que buscavam superação, diversão e contato direto com a natureza.

As chuvas da semana que antecedeu a prova e principalmente da madrugada de sábado tornaram o percurso ainda mais duro, difícil e traiçoeiro. A grande quantidade de lama nas trilhas aumentou o nível de dificuldade e causou congestionamentos em alguns pontos. Presenciei atletas escorregando e caindo nas descidas extremamente lisas, era preciso cuidado e paciência para completar a prova em segurança, mas nada que desmotivasse os corredores ou ofuscasse o brilho da prova, pelo contrário, quanto mais difícil o desafio mais valiosa a vitória.

Minha participação nesta prova deve-se a sorte. Sorte de ter irmãos especiais e parceiros, que sempre me apoiam. Sandra (irmã mais nova) decidiu desta vez me dar um presente diferente, parte do valor da inscrição foi sua escolha e diria que a escolha foi certeira, adorei, presente perfeito!
Silvia (irmã mais velha), que estava de férias, garantiu suporte logístico, me acompanhando desde sexta-feira nesta aventura.

Correr na Praia do Santinho e região tem um sabor especial, nasci e vivi meus primeiros anos de vida na Praia dos Ingleses. Minha mãe é nativa e ainda mantemos "raízes" por esses lados. Toda essa região me traz lembranças preciosas e muita saudade da infância.








O evento se dividiu em três dias de atividades, início na sexta-feira (28/06) com entrega dos kits e simpósio de abertura, corrida no sábado (29/06) e premiação com almoço de encerramento no domingo (30/06).

O simpósio foi rápido e objetivo, iniciaram apresentando o novo projeto Mountain Do para 2014, "Mountain Do Fim do Mundo" em Ushuaia na Argentina. Imagens impressionantes emocionaram e motivaram quem estava presente. Logo após foi a vez da apresentação do percurso Mountain Do Costão do Santinho, momento "Jesus" que fez-me perceber o tamanho do desafio que estava por enfrentar na manhã seguinte.
Para descontrair, relaxar e finalizar as boas vindas ofereceram um delicioso coquetel, tudo feito no maior capricho e com riqueza de detalhes. Se pudesse resumir o evento em uma palavra seria sofisticação, a organização impressiona, com certeza.

No sábado às 8h já estava no local da prova, encontrei alguns colegas queridos e fiquei aguardando o momento da largada que estava marcada para as 9h (22km e 42km) e 9:20h para os atletas dos 8km. A estrutura do evento estava montada dentro das dependências do Resort Costão do Santinho.






Entre gritos e aplausos foi dada a largada, descemos em direção a Praia do Santinho, percorremos toda a praia e seguimos por trilhas nas dunas que nos levaria à Praia dos Ingleses. Depois de uma pequena faixa de praia chegamos a primeira trilha que liga a Praia dos Ingleses com a Praia do Santinho. Visual surpreendentemente lindo de tirar o fôlego.




Retornamos pela Praia do santinho e passamos pelo local da largada, quem correu 8km parava ali, quem optou por 22km e 42km seguia em direção dos fundos do Resort, rumo as temidas Dunas.

Trecho difícil, correr em dunas realmente é desgastante, a musculatura tem que trabalhar forte. Neste momento senti uma grande estafa , preocupou-me tamanho cansaço antes mesmo dos 10km. Era hora de hidratar e reabastecer. Postos de hidratação com isotônico ajudaram a repor as energias e a recuperar a motivação. Não posso deixar de destacar também a importância do apoio de um jovem garoto, atleta I9 Academia, Douglas Lima. Me puxou e incentivou nos momentos mais críticos. Fica o agradecimento.

Seguimos por trilhas em direção ao Parque Estadual do Rio Vermelho e Praia do Moçambique. Alternei algumas vezes a corrida com breves períodos de caminhadas, ora para hidratar, ora para equilibrar os batimentos cardíacos que disparavam principalmente nos trechos com dunas.

Quando chegamos na Praia do Moçambique fiquei mais aliviada, pois sabia que faltava pouco para terminar a tão difícil prova. Bastava atravessar o Costão que divide a Praia do Moçambique da Praia do Santinho. Porém não seria tão simples assim, trecho com muita lama, dificultando demais as subidas e ainda mais as descidas.

Meu tênis já estava virado em lama a muito tempo e pesava muito, as câimbras foram inevitáveis, mas nada que me forçasse parar. As dificuldades da trilha associada as dores fez-me concluir a prova em um tempo acima do esperado, porém esse resultado é totalmente compreensível diante das condições do percurso.






Completei os 22km em 2h57:00, conquistando a 14° posição na categoria geral feminina e 7° na categoria faixa etária 35/44 anos.

Organização impecável, mesa de frutas da chegada dos atletas linda e farta. Jarras de vitaminas, sucos naturais, gatoride, água, espetinhos de frutas variadas, açaí, barras de cereal...
Macas com massagistas esperavam os atletas que chegavam cansados, e staffs se espalhavam pelo local para atender a todos no que fosse preciso.






A medalha é um caso a parte. Na verdade é um medalhão, a maior, mais suada e linda que já conquistei, superou as expectativas, mais um ponto positivo.

Mountain Do Costão do Santinho foi mais uma prova top, que deixa saudades e uma vontade enorme de retornar.












Concluindo:

Mais uma corrida de montanha. Prova dura, mas dela saí vitoriosa. Muitas vezes o corpo pesa ao fim de uma prova desgastante como essa, porém a cabeça está leve como uma pluma. As energias totalmente renovadas e você só consegue pensar em quando será o próximo desafio. Falando em próximo desafio, o meu será neste fim de semana, Circuito Floripa Run, corrida para mulheres, asfalto, 10km. Show de bola, vamoquevamo!

 Obrigada pela visita, bons treinos e até breve!










13 comentários:

  1. Lindo relato, Simone!! Parabéns, por seu Blog. Ele é entusiasmante!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, sempre muito gentil, obrigada!
      Não tem como ser diferente, essas provas de montanha são inspiradoras, amo!
      Obrigada pela visita, bjss.

      Excluir
  2. Voce é uma guerreira... vi correndo até de morro abaixo nas trilhas... parabéns por mais um desafio, muito lindo, e por mais essa medalha mercida... será que nos encontraremos novamente no K-42???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Egomar,
      Obrigada pela visita meu querido.
      Foi uma prova em tanto, certamente! Você é testemunha, né?
      Guerreiros somos todos nós que encaramos essas aventuras alucinantes, cada um nas suas possibilidades. Parabéns pra nós!
      K42, falar desta prova me dá um nó na garganta, esse ano ficarei de fora mesmo, sem chance. Se já era cara a inscrição, no último lote então, impossível. Uma pena, desejei muito voltar em 2013, mas não deu. Quem sabe em 2014, né?
      Abraço pra você!

      Excluir
  3. Isso aí, Simone.
    Super-guerreira! A prova foi 10. Tua participação foi melhor ainda, baita tempo.
    Firmeza, saúde e keep running!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilson,
      Obrigada pelo carinho. A prova foi 10 mesmo e todos nós fomos guerreiros em completar esse desafio.
      Abraço!

      Excluir
  4. Oi, amada.
    Que prova heim. Sou fã do trabalho, a organização do Sports Do. Eles realmente são muuuuuuito atenciosos com os atletas. Enfrentar os 22k em dunas, lama e morro não é para qualquer um. És guerreira e apaixonada. Adoro isso. Parabéns, amiga. Me enches de orgulho.
    E o estado do tênis, heim. Meu santinho.hahaha
    beijos lindona
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena,
      Eles são muito dedicados mesmo. A inscrição é cara, não é qualquer um que pode estar lá, mas vale muito a pena, é certeza de que tudo vai ser quase perfeito, pra não ser exagerada heheh.
      Obrigada pelo seu carinho de sempre.
      Beijos, obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Ola Simone! Muito legal o seu relato. consegui pegar algumas informaçoes preciosas referente ao percuro que irá me ajudar bastante para traçar uma estrategia. Sou de Brasilia e neste ano vou fazer essa prova na distancia de 42 Km com minha esposa e mais 2 amigas, estou morrendo de medo de não completar apesar de já ter feito Praias e trilhas de 84 Km também ai em Floripa 5 anos atras. Neste meio tempo atraves de um cateterismo descobri um probleminha no coração no qual eu não posso passar de 147 batimenos durante a corrida, pois quando isso acontece uma parte do coração não funciona(correndo o risco de morte S), imagina só ...rs, est sendo algo diferente na minha vida ter que mudar totalmente o meu jeito de correr, mas graças a Deus ainda estou correndo...rs , uso uma medicação (betabloqueador) que ajuda o meu coração ficar mais lento. e estou tendo um acompanhamento maravilhoso com um cardiologista esportiva que me ajudou muito, graça a ela menos de um ano já consegui fazer uma meia maratona.
    No seu relato parece que o ultimo costão é mais dificil que o primeiro, vou ter que pensar muito nisso nos meus treinamento...rs
    Abraços para você e sua familia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Nossa, que história de superação, fiquei emocionada, meus parabéns!!
      O importante é que você está com o acompanhamento de especialistas no assunto, tudo dentro das suas condições físicas..
      Quanto ao percurso o que posso te dizer é que é lindo, maravilhoso, esplêndido...
      Quando aconteceu a prova tinha chovido uma semana inteira, e na noite anterior a prova caiu um pé d'água, pensa no lamaçal, pensou? Era muito mais... Isso dificultou demais a vida dos atletas, você pode observar pelo meu tempo, 22 km em quase 3 h, foi casca grossa.
      O último costão não é fácil, e os corredores já chegam ali cansados, tem uma subida mais puxada no começo e depois outra mais a frente, depois considero as outras mais tranquilas, mas ela é longa.. Mas o visual compensa muito!!
      Desejo uma excelente prova pra você, sua esposa e suas amigas!! Vai ser demais!!
      Obrigada pela visita, volte sempre!!
      Grande abraço, e vamos cuidar desse coração, ok?

      Excluir
  6. Obrigado Simone pela resposta , também estou no facebook Renato Bsb, quando vierem aqui em Brasilia correr e precisar de ajuda é só falar. Abraços

    ResponderExcluir