domingo, 11 de maio de 2014

WINGS FOR LIFE WORLD RUN 2014

Trinta de quatro países de seis continentes largando no mesmo horário, mesmo dia e com o mesmo objetivo, levantar recursos para as pesquisas em prol da cura de lesões na medula espinhal.

Com uma proposta totalmente inovadora e formato inédito, a Wings For Life World Run chamou a atenção dos atletas por vários motivos, um deles era não ter distância definida para o fim da prova, tudo dependeria do esforço de cada corredor.

Primeira corrida global da história teve Florianópolis como sede brasileira e contou com mais de 1.800 atletas.
100% da renda será revertida para o instituto Wings For Life, organização sem fins lucrativos que depende de patrocinadores e doações para financiar projetos de pesquisa na busca pela cura das lesões na medula.

Fernando Fernandes, modelo e ex- BBB, que sofreu um acidente de carro em 2009 onde resultou em uma lesão na medula espinhal, foi um dos embaixadores da Wings For Life no Brasil, compareceu no evento auxiliando e incentivando não só os atletas cadeirantes mas todas as pessoas que estavam lá para correr por aqueles que não podem. Hoje Fernando é tetracampeão mundial de paracanoagem e exemplo absoluto de superação.

O skatista Sandro Dias, o Mineirinho, entre outras personalidades do esporte, também apoiaram a causa, abrilhantando o evento.
Não existia linha de chegada. Ual!!!
Os atletas eram perseguidos por um carro da organização, chamado Carro Seguidor, que largou 30 minutos após a partida dos atletas. Esse carro iniciou a 15km/h e foi aumentando a velocidade gradativamente. Ser mais rápido que ele era o objetivo, quem era ultrapassado estava eliminado.
A grande sacada era essa, o atleta era perseguido pela linha de chegada móvel, pelo famoso tapete com sensor representado ali pelo "Catcher Car".
Após a eliminação os atletas aguardavam pelo ônibus vassoura que faria o resgate garantindo o transporte até a arena Red Bull montada na Praça Sesquicentenário na Beira Mar. Dentro do ônibus os corredores recebiam a tão esperada medalha de participação.

A largada aconteceu pontualmente às 7 horas no Trevo da Seta, na região da Costeira do Pirajubaé e foi organizada por baias de ritmo. Pulseiras de várias cores dividiam os atletas de acordo com seus tempos em meias maratonas informados na hora da inscrição. Ponto para a organização!

Eu e minha amiga Similiana (parceira sempre) chegamos por volta de 6h15 da manhã e já tinha grande movimentação. O tempo colaborou e o domingo amanheceu nublado com temperatura muito agradável.
Larguei na companhia da Ana Clara, que gentilmente retirou meu kit no dia anterior a prova (itens: sacola, número de peito, barra de cereal e bandana), mas antes do túnel diminui o ritmo e nos separamos. Depois encontrei com Liz, mais adiante com Guilherme Preto e bem no finalzinho com a Gislaine, todos amigos Loucos por Corridas.

Os cadeirantes também participaram da corrida, mas a largada deles foi logo após a nossa e depois do carro seguidor sair. O objetivo era tentar alcançar o carro, ultrapassá-lo e voltar a linha de chegada, super legal, motivador, pura superação!!

Tudo foi bem pensado, organizado e executado! Red Bull e Iguana Sports estão de parabéns!!
Corremos por toda Beira Mar, chegamos no elevado do CIC e seguimos em direção ao norte da ilha pela SC 401. Já passava do km 15 quando chegamos no "Monte Everest" do Saco Grande, as pernas já estavam cansadas e a subida realmente não era fraca, intercalei trote com caminhada, tentando chegar ao topo, mas logo ouvi as buzinas das motos anunciando que o carro seguidor se aproximava. A galera gritava "LÁ VEM O CARRO", mas não deu tempo pra fazer muita coisa, fui alcançada, fim de prova!!
Passando o momento da ultrapassagem, foi só aguardar o ônibus que fez o resgate dos atletas pelo percurso.
Corredores empolgados, cansados, felizes, nem tão cheirosos assim confraternizavam dentro do ônibus, relatavam suas experiências, batiam fotos em grupo, deixando visível a satisfação de ter feito parte da festa e principalmente por ter contribuído para o sucesso do evento.

O campeão masculino foi Cesar Miguel Momesso com a marca de quase 45km e Ana Lídia Borba foi a grande vencedora com a marca de quase 38km.

Na categoria cadeirante Jaciel Paulino -Tetracampeão da São Silvestre - saiu vitorioso, enquanto Danielle Nobile foi a melhor entre as mulheres.

A prova já tem data marcada para o ano que vem, será dia 03 de maio de 2015. Super recomendo e se Deus permitir estarei lá mais uma vez correndo por quem não pode.

Correr por uma causa é muito mais gratificante, sendo toda renda revertida melhor ainda, perfeito! Espero que ano que vem tenha o dobro de participantes colaborando e que ela venha novamente para Florianópolis.

Quanto a meu resultado eu esperava um pouco mais, porém aquele morro sem fim me matou. Mas isso é o que menos importa, quero mais é ser feliz, e não é um km a mais ou a menos que vai fazer diferença, certo?

Concluindo:

Correndo e Renascendo, tudo a ver com essa prova... Muitas pessoas que hoje vivem a realidade da lesão medular buscam no esporte uma forma de RENASCIMENTO, se não podem mais correr elas buscam a superação se reinventando, se adaptando. Esses guerreiros são exemplo para  muitos de nós porque apesar de tudo enfrentam a vida de cabeça erguida, movidos pela esperança e pela fé!!
Que o esporte traga felicidade, esperança e realizações para a vida de todos nós...
Muito obrigada pela visita, bons treinos e até breve!!

Largada geral.
Largada dos cadeirantes
Largadas simultâneas nas 34 cidades, por conta do fuso horário algumas foram noturnas, outras na madrugada, etc.
Central de comando e operações em Spielberg - Áustria. Transmissão ao vivo pela internet.
Medalha do Brasil.


2 comentários:

  1. Simone, foi uma prova fantástica né. Formato maravilhoso. Todos correndo por algo maior. Lindo demais. Adorei tê-la encontrado. Fazia meses que a gente não se via. Continuas linda e super apaixonada pela corrida. Adoro essa paixão sua pelo esporte. É top!
    Ser alcançada no morro do Saco Grande foi incrível. Afinal, já passava da marca dos 15km. Super parabéns!!! Arrasou.
    super beijo
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena,
      Acho que nesse ponto todos nós concordamos, foi uma prova fantástica!
      Também fiquei muito feliz por reencontrá-la, pena que é sempre tão rápido... fazia tempo mesmo, tá rolando muito desencontro kk que peninha!!
      Obrigada amiga, somos duas apaixonadas pela corrida então, vamos ficar velhinhas e ainda assim falando dessa paixão. Que assim seja!!
      Aquele morro acabou com meus planos, mas teve mais coisas, não foi só ele, mas depois te conto pessoalmente... Prometi pra mim mesma que não vou mais me entristecer por conta de resultados, chegar até ali foi sensacional!!
      Beijão amada, obrigada pela mensagem e pela visita!!

      Excluir