segunda-feira, 15 de abril de 2013

ASSIM FOI MINHA PRIMEIRA MEIA MARATONA.



A Meia Maratona Internacional de Florianópolis 2012 foi uma prova marcante, seria minha primeira participação importante em competições depois que a corrida começou a fazer parte definitivamente de minha rotina, mas decidimos participar de outras provas antes da meia maratona com o objetivo de diminuir a ansiedade e fazer trasbordar toda euforia que já nos sufocava.

As provas foram:

Nigth Rua Costão do Santinho (praia) 10km Jan/2012: Prova que me surpreendeu com o resultado, 52m26s. Sofri demais, aqui descobri que o psicológico, o emocional podem sim te derrubar, portanto não basta treinar apenas o físico.



Corrida Rústica Praia da Pinheira (praia) 6km!? Fev/2012: Essa prova foi muito especial, pois conheci Claudinha e Helena (Correndo de Bem com a Vida), trocamos figurinhas até hoje e é uma festa quando nos encontramos nas corridas por aí. Resultado:28m30s



Corrida dos Carteiros (asfalto) 10km fev/2012: Resultado ainda mais satisfatório, 51m22s. Esse é meu recorde pessoal na prova dos 10km.

*Curiosidade: As duas provas acima foram no mesmo dia, Corrida Rústica Praia da Pinheira pela manhã. Corrida dos Carteiros final de tarde.

Corrida dos Perebas (asfalto) 6km Março/2012: Prova dura, com subidas pra castigar a musculatura e colocar o condicionamento físico em dia, resultado:30m28s




Enfim, a tão esperada meia maratona... 
Vou resgatar o relato que fiz na época, pois minha intenção é ir transferindo tudo para o blog, afinal, esse é meu diário.  Desta forma, quem não teve oportunidade de ler e quiser viajar em minhas lembranças, sinta-se a vontade.


MEIA MARATONA INTERNACIONAL DE FLORIANÓPOLIS 2012


Ontem, 25/03, participei da minha primeira meia maratona.  
O relógio estava pronto para despertar às 05h00, mas não foi preciso, pois depois das 03h00 não consegui mais dormir, fiquei rolando na cama até o horário programado. Sempre tive dificuldade de sair da cama cedo, mas nesse dia, cedinho já estava de pé tomando meu café, vestindo a roupa da corrida, calçando o tênis e imaginando o que estava por vir.  
Às 06h00 minha amiga Similiana chegou aqui na portaria, passamos na Chaiane e seguimos rumo a Beira mar, chegando lá a energia já era contagiante, muita gente circulando e a ansiedade foi  aumentando.  
Chip devidamente colocado no tênis, era hora de ir para o local da largada, não sem antes enfrentar a filinha básica dos banheiros, é claro. 
Quando o locutor chamou os atletas pela última vez para a largada me dei conta de que eu e Chaiane tínhamos nos perdido uma da outra, nossa, que insegurança que deu, tínhamos combinado de largar juntas, de correr dando apoio uma para outra, e agora? não teve jeito, era muita gente, tivemos que seguir sozinhas...  
Não sei como explicar a emoção que senti, foi incrível. Dada a largada foi até difícil sair do lugar devido a quantidade de atletas. No primeiro km a batina dos tênis no asfalto marcava o ritmo, e é aí que morava o perigo, porque também aconteciam as rústicas (5 e 10 km), tinha que concentrar para não tentar acompanhá-los, pois assim seria muito difícil conseguir completar os 21 km.  
Em vários momentos da prova emocionei-me, a subida dos elevados por exemplo, foi um momento lindo demais, parecia um mar de gente, muito lindo mesmo. Uma gritaria e de  repente passa por mim um atleta empurrando uma cadeira de rodas adaptada, a emoção tomou conta da galera, assobios, aplausos e gritos de incentivo. Passei por uma equipe uniformizada que cantava” parabéns pra você” para um atleta, o pessoal em volta entrou no clima e foi uma cantoria só. Sem falar nos vários fotógrafos que se espalharam pelo percurso, os atletas se contorciam para sair bem na foto, era uma folia.  
Mas a brincadeira acabou e pelo km16 o cansaço já era visível, comecei a procurar alguém com o ritmo parecido com o meu para um apoio psicológico, deste momento em diante segui correndo lado a lado com um rapaz, comentei com ele que queria muito completar a prova em menos de 2 horas, marcamos o ritmo e recebi ajuda nos momentos precisos. 
Quando chegamos à placa dos 20 km foi uma mistura de alegria com vontade de parar, acelerei mais um pouco e o rapaz acabou ficando para trás, as pessoas que assistiam fizeram um corredor e passar por eles na chegada foi um momento único, aplausos, sorrisos, olhares... Que alegria, o tapete, alívio, nossa... 
Todo apaixonado por corrida devere viver essa esperiência, é maravilhoso!  
Consegui cumprir meu objetivo, concluí a prova em 1h56m, sub 2h em minha primeira meia maratona, estou muito satisfeita com meu tempo, realizada!   
A felicidade só não é completa porque minha amiga Similiana não pode correr por estar lesionada, sei o quanto foi difícil pra ela estar lá e não correr, afinal,  sonhamos tanto com esse momento, idealizamos, treinamos... 
Sou grata pelo apoio, pela consideração, pois fez questão de nos acompanhar e dar toda força possível. Tenho certeza que sua energia positiva nos ajudou nos momentos mais críticos do percurso. 
Agradecimento especial também para minha família pela força, e a esse anjo que me encorajou a ir atrás do meu objetivo.. Estou muito feliz, realizada e pronta para a próxima!”




Concluindo:

Nessa época minha filha tinha pouco mais de um aninho de idade, eu ainda amamentava, inclusive na noite anterior a meia maratona acordei na madrugada para amamentá-la, me sinto orgulhosa por isso. Não me faltavam desculpas para deixar tudo de lado e me render à lombeira, mas como já sabem, sou uma apaixonada por atividade física, escolhi a corrida, a corrida me escolheu, não sei ao certo, só tenho uma certeza, encontrei na corrida o equilíbrio que tanto busquei para minha vida. Assim vou vivendo, feliz, me superando, correndo e renascendo...
Abraços, bons treinos e até breve!

6 comentários:

  1. Que legal, Simone. Você estreou muito bem na sua primeira maratona. Mesmo com todo o tempo que a atividade de ser mãe de criança pequena consome você conseguiu se superar conquistando um excelente resultado.Parabéns !!! Abraço..

    ResponderExcluir
  2. Oi Eduardo,
    Só hj tenho a noção do que foi meu resultado na minha primeira meia maratona, um sub 2h, foi muito legal mesmo, muita dedicação, treinos longos. enfim, aquela coisa toda..
    As pessoas podem até pensar que por ser dona de casa e não ter um horário a cumprir seja mais fácil... não é bem assim, posso garantir.. tudo depende do "andar da caruagem" e não somente de minha vontade de sair pra correr.. depois que se tem filhos é outra história.
    Beijos, obrigada pela visita e pela mensagem!!!

    ResponderExcluir
  3. Simone Querida!

    Obrigada por todo seu carinho e menção aqui no blog. A tua amizade foi um dos tesouros que a corrida me deu. Orgulho muito de ti, pela sua garra e determinação. Estou adorando o jeito como tais fazendo blog, rico em emoção. =)
    beijo carinhoso e bons km's!!!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena,
    Faço minhas as suas palavras, vc é uma pessoa sensacional!
    Que bom que estás aprovando meu blog, bem sabes das minhas inseguranças, pois fostes a primeira que procurei pra confessar esse desejo... estou escrevendo com simplicidade, mas com o coração... bela recordação pra se guardar, pretendo correr por muitos e muitos anos, mas não sabemos do dia de amanhã. Ter esse registro é uma forma de eternizar minhas emoções, basta ler, reler e assim reviver!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  5. Oi Simone!!!
    Que coisa linda!! O blog está cada dia melhor!!!
    Tô muito feliz por vc!! E na torcida!!!
    Parabéns amiga!!
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju,
    Obrigada pelo carinho de sempre. Fico muito feliz que estás gostando, sabes de toda insegurança, de quanto me cobro em certas coisas rsrsr se tiver algum erro, será na procura pelo acerto, tô me esforçando.
    Estou ansiosa que chegue a hora da meia maratona 2013, não quero pular etapas e fechar com nossa prova.
    Beijos amiga, seja sempre muito bem vinda!!!

    ResponderExcluir