quinta-feira, 25 de abril de 2013

MERGULHO NA SAUDADE II


Continuando a sequência "Mergulho na Saudade", mais alguns resumos de provas que participei depois do K42 Bombinhas.
Cada prova tem sua importância, seu valor. Em algumas obtive bom resultado, me superando, outras o resultado já não foi tão satisfatório. É assim que funciona, "um dia é da corrida, o outro do corredor". Nem sempre estamos 100%, cada dia é um dia, cada prova é uma prova, o importante é não deixar-se abater e continuar firme, correndo e renascendo.



Corrida pela Paz (asfalto) 10km Set/2012: Fez um dia lindo, ensolarado, quente. Minha mana (Silvia) participou de mais uma prova, 5km, arassou! Muitos amigos Loucos por Corridas marcaram presença. Inscrição com valor baixo, bem em conta, ofereceram boa estrutura, kit com camiseta, chip, numeral...
Lembro que fiquei frustrada com relação a meu resultado, criei certa expectativa, seria minha 3° prova de 10km e meus tempos vinham melhorando, mas foi a pior marca: 55m07s.
Vários fatores devem ser levados em consideração quando vamos avaliar um desempenho, hoje acredito nisso e tento não me abalar, já descobri  meu real objetivo no esporte, por isso resultado, números, posições são apenas detalhes, o importante é correr feliz.

19° Mini Maratona Santos Dumont (asfalto), 10km, out/2012 : Corrida muito agradável, gratuita, dentro da Base Aérea, percurso plano em meio a natureza. Me classifiquei em terceiro lugar da minha categoria. Loucos presentes, aquela descontração de sempre. É muito gratificante participar desses eventos e ainda poder contar com a presença da minha família, marido e filhas na torcida, perfeito! Esse ano, se tudo der certo, estarei lá! Resultado: 52m22

Corrida de Revezamento Unimed em Movimento  (asfalto), 16km, nov/2012: Participamos (eu e Chaiane) dessa prova com ajuda da sorte, ganhei uma inscrição em uma promoção na rede social Facebook, aliás, muita gente ganhou, foram bastante generosos. 8km para cada uma. 
Chaiane largou primeiro, fez excelente tempo, só mantive a colocação e garantimos segundo lugar geral dupla feminina com um tempo de 1h23m. Corrida realizada na Beira mar de Florianópolis, percurso plano, tudo muito bem organizado, nada pra reclamar. Contamos, mais uma vez, com o apoio logístico da minha amiga Similiana, sempre presente!
Depois de tantas participações individuais em corridas, fazer essa parceria foi muito gratificante. Show de bola amiga!


Corrida Farmácia Pague Menos etapa Florianópolis (asfalto), 8km, nov/2012: A corrida Pague Menos não estava nos meus planos, já tinha participado de uma competição no mês de Novembro ( Unimed em Movimento) e me preparava para correr em Angelina no mês de Dezembro. Mas como não se deve recusar presente, aceitei a oferta de uma amiga, bora correr mais uma. Lá fomos eu e Chaiane, minha companheira nas passadas. Tudo acontece perfeitamente graças ao apoio de meu esposo, sempre dando suporte com as filhotas, me levando pra lá, pra cá, um baita companheiro, te amo meu lindo!!
A prova foi excelente, organização impecável, estrutura grandiosa, pessoal envolvido no envento na maior empolgação, nota 10.
Percurso de 8km, com opções alternativas de 5 e 1km. Completei meu percurso com um tempo de 41m59s ficando em 28° no geral feminino. Precisei fazer uma parada para caminhar por sentir mal-estar, na chegada não aguentei as nauseas e vomitei novamente, 2° vez, muito chato isso. Bola pra frente!



Corrida Rústica Vale das Graças em Angelina (asfalto), 10km, Dez/2012:  Evento muito aguardado, expectativa, muitos atletas inscritos, Loucos por Corridas em peso. Todo esse sucesso deve-se a dedicação e excelente trabalho de divulgação de um atleta Louco por Corridas, Renato Ventura.
Opção de 5 e 10km. Minha escolha foi os 10km, mas confesso que a língua quase veio no pé, percurso puxado, e clima muito quente, abafado mesmo.
A corrida mobilizou a cidade, moradores motivados interagiram com os corredores, teve até banho de mangueira para alguns felizardos.
Inscrição com valor simbólico, oferecendo kit com camiseta, numero, chip e tudo mais. Ah, também ganhei essa inscrição em promoção na rede social facebook, não posso reclamar da sorte.
Na segunda parte do percurso passei por um senhor que passava mal, estava caído no chão no canto da estrada, parei, outros também pararam, para tentar ajudar. Sabemos da gravidade de alguns casos, por isso a aflição de todo mundo. Logo foi conduzido ao hospital e veio a notícia de que tudo estava bem, graças a Deus. Perdi algumas posições e ganhei minutos em meu tempo final, mas isso não importa nem um pouco, talvés tivesse mesmo que caminhar um pouco, já estava muito cansada. Após a corrida foi oferecido um jantar para os atletas, não ficamos para prestigiar, mas foi maior sucesso. Corrida para as crianças e sorteios de brindes também vale destacar. Evento super recomendado. Resultado: 55m04s
 

 Circuito Floripa Run (asfalto), 10km, Jan/2013: Detalhe: corrida só para mulheres, sucesso, tudo rosa!! Estava na praia de férias, mas ligadinha no que acontecia no mundo das corridas e nas promoções da Web. A fan page Por Falar em Corridas sorteou inscrições e ganhei a minha, estava convidada a participar da festa.

A prova aconteceu final de tarde, clima agradável, porém ventava muito, dificultando o deslocamento em um dos sentidos. Percursos de 10 e 5km, optei pelo 10km, duas voltas no percurso.
Meu tempo estava dentro do esperado, tudo certo, sprint final para ultrapassar uma atleta e as náuseas tão temidas apareceram e lá aconteceu novamente mais uma cena constrangedora na chegada. Comecei a não achar tão normal tudo isso, "tudo bem, faz parte", será? Mais atenção para esses acontecimentos era necessário. Estaria desrespeitando meus limites? Estaria me alimentando mal? 
Até agora não aconteceu mais, quando sinto desconforto, tiro o pé do acelerador e tento baixar os batimentos cardíacos, tem funcionado. Resultado: 51m31s


17° Corrida Rústica Praia da Pinheira (praia) 6km!? Fev/2013: Esta prova foi sofrida. Calor de matar, largada depois das 10h da manhã e falta de treinos regulares foram os motivos para tal "sofrimento". 
Foi briga psicológica, vontade de parar e me esticar na areia rsrs, mas concluí a prova, no fim tudo dá certo. 
Presença dos amigos garantindo clima super pra cima. Tudo muito simples, sem chip, sem numero no peito, sem camiseta ou qualquer outra modernidade, usamos apenas uma carteirinha com nome e data de nascimento, no retorno do percurso pegávamos um bastão que era entregue na chegada. Também não teve medalha, apenas trofeu. 
A um ano atrás, quando participei desta prova, conheci duas pessoas encantadoras, Helena, do blog "Correndo de Bem com a Vida", e Claudinha. Somente as três inscritas,  ficamos em primeiro, segundo e terceiro lugar, subimos no pódio e ali começava uma amizade muito especial. Na corrida deste ano (2013) ficamos na mesma posição, só que na categoria, as três no pódio juntas novamente para comemorar 1 ano de amizade! Resultado: 30m32s


Concluindo: 
Se tem uma coisa que o ambiente saudável das corridas nos proporciona é a amizade. Lembro que em minha primeira prova não conhecia ninguém, um pouco estranho, tem quem goste. Hoje o encontro com amigos é um detalhe a parte, vamos para correr, mas a confraternização também é muito legal.
Esse mergulho foi emocionante, quanta lembrança boa... Continuarei correndo, para poder sentir sempre essa saudade gostosa.
Um abraço, bons treinos e até breve!!





/

2 comentários:

  1. Adorei o resumão!! Ótimos tempos e resultados ein amiga!! Fico feliz que vc tenha conseguido dosar pra não chegar passando mal, muito bom ir nos conhecendo e sentindo até onde podemos ir. Agora o que chamou minha atenção: nunca vi tanta sorte pra conseguir inscrições gratuitas!! kkkkk também quero! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jú,
      Bom, os tempos são modestos, mas tá bom, né?
      Acho que é isso mesmo amiga, apesar de não sentir nenhum outro sintoma a não ser as nauseas, era um sinal, todos temos um limite, temos que respeitá-los. Como meu esposo costuma dizer, "como vc quer fazer tiros na chegada de uma prova, depois de um tempo considerável de esforço sem treinar para isso?" alguma coisa vc vai sentir, ou se lesionar... tudo é o costume, o treino...
      Obrigada pela visita, proximo post tem nós nos 30km Ponta do Papagaio.
      Bjsss

      Excluir