terça-feira, 23 de abril de 2013

MENINA DOS OLHOS

Meu post de hoje é dedicado a corrida mais encantadora, desafiadora, longa e incrivelmente bela que já participei. Acredito que todo corredor deva ter sua "queridinha", essa é a minha. Aqui está o relato que fiz ano passado, tentei criar um texto rico em detalhes para que o tempo não consiga apagar de minha mente tudo que se passou naquele dia tão especial.

K42 BOMBINHAS ADVENTURE MARATHON by asisc 2012

Mapa do percurso.
Minha segunda meia maratona, só que essa com um gostinho especial. Primeiro porque foi em um lugar totalmente diferente do que costumo correr, segundo que foi minha estréia em corridas de revezamento.
A oportunidade de participar apareceu de repente, faço parte de um grupo virtual do facebook chamado Loucos por Corridas, foi de lá que surgiu a idéia.
Vera, minha dupla na maratona, ganhou uma promoção cultural da revista
Go Outside onde ofereciam como premio uma inscrições para o evento. Ela postou a notícia no grupo dizendo não ter parceria para dupla. Meu interesse foi imediato, criou-se aí uma grande expectativa. Conversamos, trocamos informações, recebemos apoio dos amigos do grupo e por fim decidimos confirmar presença no evento.
Estava apreensiva, com medo de “tropeçar”, encontraria trilhas, praias, costões, estradas de chão, morros, asfalto, subidas íngremes... Mas estava decidida, assustada, mas decidida.
Arrumei tudo na noite anterior e tentei relaxar, diferente da primeira meia maratona que não consegui dormir, desta vez ferrei no sono. Acordei as 5h00, preparei o café, conferi as bolsas, tudo certo! Meu marido que até então ficaria com as nossas filhas e me encontraria depois, decidiu ir cedinho. Me senti mais segura e tranqüila. Saímos de casa as 06h00, filhas acomodadas no carro continuavam no sono. Bombinhas lá vamos nós!


Vera, minha dupla no K42.
Chegando lá fui ao encontro de Vera, que até aquele momento ainda não conhecia pessoalmente. Apresentações e cumprimentos rápidos, logo foi dada a largada. Fiquei olhando aquele povo todo sair correndo e eu ali parada, sensação louca, que adrenalina!

A galera do revezamento seguiu para o transporte que nos levaria para o posto de troca, acreditem, fomos de trenzinho, aquele da nossa infância, foi muito bacana, os atletas conversando, o pessoal nas ruas cumprimentando, incentivando, maior barato. Chegamos no posto de troca dos atletas, agora era esperar e tentar controlar a ansiedade.





O primeiro colocado passou e o coração disparou, olhava tentando enxergar minha dupla, estava chegando a minha hora...
Troca do chip
Vera chega e entrega o chip com 2h29m, começa aí então minha jornada... 

Alguns metros de praia e já iniciamos uma trilha longa, linda demais, visual espetacular, acesso a praia da tainha. Sentia-me muito bem, feliz, muito a vontade, fui passando gente, passando, passando... Descemos em uma praia e logo retornamos para uma estrada de chão. 
"O morro"
Na sequência, surgiu um morro, “o morro”, o mais difícil do percurso, implacável, muito puxado, só caminhando. Mas não é uma caminhada para descansar, é uma caminhada tentando ganhar tempo, acelerando, mãos no joelho, rosto desfigurado pelo esforço, suor pingando, saragaço! E eu curtindo com os companheiros, sorriso de orelha a orelha, acho que estava iluminada. Chegamos ao topo enfim, e o bom é que tudo que sobe tem que descer, soltei o corpo e seja o que Deus quiser, sentei o pé, que sensação maravilhosa, é como ter assas...

Chegamos à praia de Conceição e Mariscal, muito boa de correr, areia batida, mas então loooooonga. Lá tive uma surpresa, encontrei meu esposo, as filhas e Vera na torcida, um gás a mais. Terminando a praia fomos em direção ao asfalto, subida. Sobe, sobe, acaba o asfalto, estrada de chão, passamos por uma vila, os nativos nos portões pensando, bem provavelmente, "que gente louca" srsr.
É muito sobe e desce, sobe e desce, a preparação física é colocada a prova, sua musculatura é castigada, você sente seus limites sendo testado, meu pensamento mais freqüente era: "como eles conseguem correr os 42 km?"
Uma das trilhas do percurso.
Seguimos por trilhas, chegamos à praia de quatro Ilhas, maravilhoso o lugar, demos volta no costão e retornamos a praia e a concluímos. Mais trilhas, costão, na verdade nem sei dizer ao certo como eram alguns trechos, porque não dava tempo de olhar, meus olhos seguiam fixos no chão, para me certificar onde colocaria os pés. Para quem não tem nenhuma experiência nesses terrenos fica complicado mesmo, todo cuidado é necessário.
Tudo estava sob controle, respiração controlada, cansaço suportável, eu ainda corria com certa tranqüilidade, mas nos últimos 4 kms o bicho pegou, comecei a sentir câimbras nas panturrilhas, a cada subia um repuxo, tive que administrar o ritmo para não precisar parar. Alguns atletas tiveram que parar mesmo para alongar por causa das câimbras, e eu não queria perder tempo, então desacelerei um pouco...

Escalamos pedras do costão e pegamos a última trilha, última porém puxadíssima, delícia pra quem está sentindo câimbras. Em compensação tinha a descida que ajudava a descansar, mas descida de trilha é complicado, raizes, buracos, pedra, exige muita atenção e cuidado. Fim da trilha, chega-se enfim próximo a praia de Bombinhas. 

Último km, já era possível ver o pórtico, as pessoas, ouvir o som do locutor, é uma sensação maravilhosa, nesse momento me permiti sentir todo cansaço, chorei, chorei mesmo, mas de alegria, senti-me realizada, capaz! 

Vera vem a meu encontro, damos às mãos e vamos para a chegada, escuto os gritos dos amigos Loucos por Corridas que estavam lá participando da prova, minha filha Isadora com Gabriela no colo se junta a nós, foi lindo!!
Conforme relatei, chegada em conjunto.

Passamos pelo tapete, está feito! Completei meu percurso em 2h35m, total de 5h05m, tempo que nos garantiu o primeiro lugar categoria dupla feminina 60/80 anos, soma das duas idades. Por cinco minutos deixamos escapar o 5° lugar geral dupla feminina, mas isso nem passava pela nossa cabeça, fomos sem nenhuma pretensão, não fazíamos idéia do tamanho de nossa conquista.
O percurso estava muito bem sinalizado, pontos de hidratação nos lugares precisos, staffs atentos, interagindo, motivados, tudo perfeito.
O fato engraçado ficou por conta da revista que meu esposo fez a meu cinto de hidratação: três barras de cereal, quatro géis de carboidratos, uma porção de suplemento em pó de carboidrato e proteína e uma garrafa d’água. Ele afirmava que eu estava pronta para uma guerra ou para uma ultra-maratona. Nem era tanta coisa rsrs, mas confesso que usei apenas dois géis de carboidrato e muita água.


Trofeu 1° lugar dupla feminina categoria 60/80 anos c/ 5h05m

 
Infelizmente não foi possível participar da premiação, já que aconteceria somente no fim do dia, minhas filhas já estavam cansadas, era hora de voltar pra casa. Na verdade  nunca pensei que pudesse conquistar um troféu tão significativo. Vera ficou para a festa de encerramento, e logo me deu a notícia, e assim como a prova o resultado também foi surpreendente!





 K42 BOMBINHAS ADVENTURE MARATHON by asisc, GRATIFICANTE, DESAFIADORA. A MARATONA MAIS DIFÍCIL E LINDA DO BRASIL.

O esporte nos leva a conquistas incríveis, pratique esportes, sinta essa energia, seja feliz também!

 
Minhas preciosidades me esperando na chegada!
Concluindo:
Essa prova aconteceu no mês de Agosto de 2012, naquele dia tive a certeza que voltaria em 2013, ainda sentindo a empolgação e euforia daquela realização, eu fazia planos... Mas hoje, a três meses da data da prova de 2013 vejo que a realidade é outra. Provavelmente não voltaremos à Bombinhas, o valor das inscrições sempre é o grande vilão. Estamos ligadas e confiantes, na esperança que apareçam promoções nas redes sociais, vamos ver o que acontece. 
Independente de qualquer coisa, continuarei correndo, seja em provas ou no meu bairro na busca da saúde e bem-estar, pois antes de tudo a corrida pra mim é um estilo de vida. Assim vou seguindo a vida, correndo e renascendo.
Um abraço, bons treinos e até breve!

4 comentários:

  1. Que emocionante Simone!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscilla, obrigada!!!
    Foi mesmo emocionante, jamais esquecerei, tá no coração!
    Obrigada pela visita, seja sempre bem vinda e volte sempre, claro!!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Lindo relato Simone!!! Parabéns pelas conquistas e por compartilhar tuas alegrias com a gente!! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      Eu que agradeço sempre o tempinho que todos os amigos dedicam lendo minhas histórias... Muito obrigada pela amizade, pelo carinho e pela visita constante aqui no blog.
      Beijos

      Excluir