sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

BLACK TRUNK RACE 2013


Black Trunk Race é uma corrida de obstáculos inspirada em exercícios militares que testam a capacidade física e mental dos participantes. A ideia surgiu a partir de provas semelhantes realizadas em países da América do Norte, Europa e Oceania.
O objetivo dos obstáculos é dificultar o percurso e torná-lo mais interessante e desafiador.
Os atletas percorrem 5 km transpondo 15 obstáculos que exigem agilidade, equilíbrio, força e coragem.




Quando iniciaram os trabalhos de divulgação logo me interessei pela prova, porém o obstáculo mais difícil a enfrentar seria outro: $$! As inscrições abriram com o valor de $110,00 (primeiro lote), $130,00 (segundo lote) e $150,00 (terceiro lote), segundo site: www.blacktrunkrace.com.br
Mas nem tudo estava perdido, uma promoção na página oficial do evento no face book garantiu minha participação. Como sempre digo, "vida longa as promoções".



A prova aconteceu dia 07/12 e o local escolhido foi o Sapiens Park em Canasvieiras. Os kits foram entregues na loja Decathon de Florianópolis.
A largada estava marcada para às 08h, cheguei com certa antecedência e tive tempo para conversar com os colegas, entrar no clima e me preparar para o início da prova.

O traje para o dia foi cuidadosamente escolhido, o preto foi a cor que prevaleceu entre os atletas pois já esperávamos por muita lama no percurso.

A largada foi em um clima de muita empolgação e expectativa, corremos por aproximadamente 1 km até chegar no primeiro obstáculo, quem acelerou saiu na vantagem porque a partir de certo ponto houve congestionamento.

O primeiro obstáculo foi um tapete de pneus, a galera passou correndo pisando nos furos, tropeçando, saindo de rolo já de começo, realmente foi uma prova super divertida!

A partir daí acabou a brincadeira, era lama pra todo lado, aventura no mangue. Escalamos, rastejamos, pulamos, caímos, tropeçamos, rolamos, nos ralamos, arrastamos pneus por cordas, enfrentamos jatos d'água, carregamos troncos, atravessamos cama de gato, piscina de água com gelo, paredões e até corremos!! Nos divertimos pra valer.
Já ouvi disser que não há nada melhor que a lama para tonificar e hidratar a pele, então estava tudo certo, só alegria.

Não tive grande dificuldade para completar a prova, o obstáculo mais complicado pra mim foi correr puxando o pneu pela corda, tive que caminhar um pouco e senti maior cansaço neste ponto do percurso.

A prova contou com 428 atletas concluintes, sendo 313 homens e 115 mulheres. Completei o percurso em 12° lugar geral em um tempo de 33:58. Eram premiados os cinco primeiros nas categorias feminino e masculino.

Não considero a prova muito difícil e recomendo para qualquer pessoa. A única dica é não ter frescura e se permitir experiências novas e surpreendentes.

"Se você procura uma corrida que reúna diversão, adrenalina e superação dos limites o seu lugar é no Black Trunk Race"  www.blacktrukrace.com.br


Voltei para casa feliz, satisfeita e pronta para curtir um belo fim de semana!!








Concluindo:

Experiência nova, corrida diferenciada, projeto inovador, excelente maneira de provar a mim mesma que posso sempre superar meus limites.
Acho que algumas coisas podem e devem ser melhoradas, mas no geral a organização do evento está de parabéns.
Acredito que com essa super prova fecho o ano de 2013, agora vem férias e festas de fim de ano, portanto, planos agora só para o ano que vem!
Agradeço pelas visitas, pelo carinho de quem acompanha minhas aventuras e pelos comentários sempre incentivadores. Tudo isso me fortalece e me faz querer seguir sempre em frente, melhorando e evoluindo, mesmo que a passos de tartaruga kk. Desejo um excelente natal e ano novo à todos. Muito obrigada!
Bons treinos e grande abraço!!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CORRIDA RÚSTICA VALE DAS GRAÇAS ANGELINA 2013

Corrida Rústica Vale das Graças de Angelina já está na sua 5°edição, está foi minha segunda participação.

É uma prova organizada de corredor para corredores, Renato Ventura, um dos administradores do grupo Loucos por Corridas no facebook e também atleta é o principal idealizador deste evento.

Considero uma das provas especiais do calendário, primeiro pelo percurso que não é dos mais fáceis e porque mesmo sendo corrida de asfalto é em meio a natureza. Angelina é uma cidade simpática e acolhedora, onde os moradores recebem os atletas e seus familiares de braços abertos.

A prova aconteceu dia 30/11/2013, às 16h30, o kit é retirado horas antes da largada facilitando a vida de todos e logo após a conclusão da corrida é oferecido um jantar de confraternização. Tudo isso por $28,00.

Corrida Rústica Vale das Graças já se consagrou um ponto de encontro do grupo Loucos por Corridas. Uma oportunidade de reunir o maior número de amigos para comemorar, confraternizar e agradecer pela saúde e alegrias que as corridas nos proporcionam durante o ano. A cada edição o número de atletas inscritos vem crescendo e este ano chegou a 650, sendo 502 participações efetivas.

A corrida oferece distância de 5 km e 10 km. Paralelo a corrida também é feita uma campanha no grupo Loucos por Corridas para arrecadar donativos para a instituição APAE de Angelina.

Largada aconteceu pontualmente às 16h30, antes porém rolou a corrida das crianças, uma brincadeira para a galera entrar no clima. Minhas filhas, Isadora e Gabriela,  participaram. Gabi apesar de nem ter 3 anos adora brincar de correr, inclusive foi minha companheira na hora do aquecimento, quanta energia!!!

O nível dos atletas este ano estava muito bom, as meninas mandaram ver, quebrando seus recordes pessoais, mesmo com o percurso cheio de subidas.
O clima ajudou muito, diferente do ano passado que judiou dos atletas por conta do forte calor, 2013 foi fresquinho, inclusive chuviscou na hora da largada.

Concluí os 10 km em 52:23, fiquei feliz e fui embora satisfeita, confesso que me preparei para um número mais alto devido a irregularidade nos "treinos". Tenho certeza que o clima ajudou muito para esse resultado.

Medalha bonita, camiseta muito legal, bastante hidratação, bastante fruta na chegada e muitos amigos fazendo a festa.

Parabéns a todos nós, apaixonados por esse esporte maravilhoso, pois conseguimos transformar uma competição em uma festa onde celebra-se amizade e saúde, tudo em um clima descontraído e harmonioso.








Concluindo:
Correr em Angelina é gratificante, excelente passeio com visual maravilhoso, contato direto com a natureza, família unida e encontro com amigos. 2014 estaremos lá, se Deus quiser

Obrigada pela visita, sejam sempre bem-vindos!
Um abraço e bons treinos.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mountain Do Lagoa da Conceição 2013

Praias, dunas, costões, bosques, estradas rurais e asfalto, esse foi o cenário do Mountain Do Lagoa da Conceição que aconteceu no dia 12/10/2013.
A prova tem um percurso total de 73 km divididos em 8 trechos.
A altimetria variada e as dificuldades proporcionadas pelo difícil percurso testam pra valer o preparo físico dos atletas. Não existe vida fácil nesta prova, todos os trechos exigem garra, força, determinação, técnica, mas acima de tudo, exige amor por esse estilo de corrida.
O clima de competição ganha ainda mais emoção por conta da contagiante vibração dos integrantes das equipes que se espalham pelo percurso com objetivo de incentivar seus "guerreiros na batalha".
Há um sentimento de confraternização que envolve a todos e torna o Mountain Do Lagoa da Conceição uma prova diferenciada e inesquecível.
O evento se divide em três dias, Sexta (11/10) entrega dos kits, simpósio de abertura e coquetel de confraternização. Sábado (12/10) a corrida e domingo (13/10) premiação e almoço de encerramento.      
                                                               ........
Foram quase 2 meses de preparação, treinamento e muita ansiedade. Alternamos dias de pura euforia, com dias de inseguranças e dúvidas. "Seria um projeto audacioso demais?"
Meu esposo nos acompanhou no dia da prova. Por motivo de compromisso familiar não participei do simpósio de abertura na sexta-feira. No sábado encontrei com Vera que estava com os kits. Nossa largada estava marcada para 8h (depois ocorreram outras largadas). Traçamos a seguinte estratégia, eu faria a largada e Vera fecharia a prova... Ficou assim: Simone trechos 1, 4 e 5, 7 total de 35 km e  Vera trechos 2 e 3, 6, 8 total de 38 km.

1° trecho (10,7 km, Simone):
"Largada no LIC. Comecei em um ritmo confortável, fui cautelosa pois sabia que teria que correr mais 3 trechos posteriormente. Foi emocionante os primeiros km, a galera das equipes acompanhando de carro seus atletas, incentivando, buzinando, uma festa!
Foram 5 km de asfalto pelas ruas da Lagoa da Conceição com algumas subidas consideráveis e depois chegamos à Praia do Campeche onde encaramos trilhas, dunas e um pequeno trecho de praia. Não preciso dizer que correr em dunas é uma loucura, você patina, patina e não sai do lugar, subir morros nas dunas então, é a glória!".
Terminei meu primeiro trecho sentindo-me muito bem.
2° trecho (8,6 km, Vera):
"Posto de troca Novo Campeche. Iniciei o trecho 2 sabendo que teria que administrar bem minha corrida, pois dali para frente teria que correr 38 km, divididos em três partes. Após sair do calçamento peguei a Praia do Novo Campeche com areia fofa. Ali encontrei com muitas pessoas caminhando de tênis na mão, dentro da água. Decidi correr na areia fofa e não molhar meu tênis pois dobraria o trecho . Antes de chegar na Praia da Joaquina um grupo de pessoas bateram palmas e deram parabéns, isso me deixou confiante e feliz".

3° trecho (5,5 km, Vera):
"Posto de troca estacionamento da Praia da Joaquina. Era hora de pegar as dunas, ou como é conhecido localmente, o "Waimea". Neste trecho o vento castigou, mas fiz o que pude. Acabando as dunas peguei uma trilha com vegetação de restinga e me joguei, era descida, o que significa dizer que logo viria uma subida por trilha. Mas estava no meu "terreno" já que treino em trilhas constantemente. o sol das 10h da manhã castigava, mas a recompensa foi uma das vistas mais lindas que já vi. Uma imensidão de mar, abaixo de mim...".

4° trecho (7,6 km, Simone):
"Posto de troca na Praia Mole. Pouco mais de 1 km de praia, com areia muito mole onde afundavam os pés e dificultava um ritmo mais forte. Ventava muito e fazia bastante calor, o sol marcou presença aumentando as dificuldades. A trilha é puxada com subidas íngremes, porém o visual é espetacular. Dos trechos que fiz, elejo esse como o mais difícil, ele termina na Barra da Lagoa. Apesar de desgastante foi um trecho muito motivador. Cláudio Rafael (Rafa), namorado de Vera, me acompanhou neste trecho, ter alguém incentivando, puxando, faz toda diferença. Fica meu agradecimento! Como eu dobraria o trecho 5, fiquei apreensiva, saber equilibrar o ritmo e guardar energias era importante para continuar firme em mais um trecho".

5° trecho (6,2 km, Simone):
"Posto de troca no Projeto Tamar, Barra da Lagoa. Como dobrei os trechos passei no posto e segui minha jornada. Esse foi o trecho mais tranquilo, quase todo dentro das trilhas do Parque Florestal, lindo demais, sombra e percurso todo plano. No início trilha com areia fofa e depois mamão com açúcar. Seria perfeito (estava bom demais pra ser verdade) não fosse os últimos 2 km. O final do percurso foi pela Praia do Moçambique, a maré estava alta, vento nordeste muito forte e areia movediça como passarela. Como a  praia é de "tombo", tem-se que correr de lado, outra dificuldade. Foi muito duro esse pequeno trecho e houve um desgaste grande, tentava correr, mas o vento me empurrava pra trás e meus pés enterravam, cheguei morta com farofa, tive vontade de chorar, confesso...mas cheguei, ufa!!".





6° trecho (12.2 km, Vera):
Posto de troca na Praia do Moçambique. Já passava do meio dia quando Simone vinha surgindo na Praia do Moçambique. Sabia que o trecho dela tinha sido sofrido, pois eu já havia enfrentado a maré alta no Campeche. Corri por uma estrada de chão margeada por pinheiros o que me salvou do sol. Neste trecho "quebrei". Reta não é meu forte. Logo veio a Duna, aproveitei para fazer algumas ultrapassagens pois ali estava mais familiarizada com o terreno. Mas, ai veio o pesadelo: um trecho de asfalto no Rio Tavares, o que me deixou psicologicamente abalada (não gosto de asfalto!) Logo veio uma estradinha de chão e muitas subidas. Resolvi fazer todo esse trecho correndo, não caminhei nas subidas, porque se parasse não sei se minhas penas me obedeceriam para continuar. Deu certo! Fiz mais algumas ultrapassagens e me joguei nas descidas, depois mais 1 km de asfalto até o campo do Lili. Esse foi o pior trecho que corri até então.


7° trecho (9,8 km, Simone):
"Posto de troca no campo do Lili, Vargem Grande. Estava cansada mas me sentia confiante pra mais um trecho, meu último. Tinha barzinho funcionando e vestiários para quem precisasse tomar banho. Lavei as pernas, troquei meião, tênis, camiseta, alias, fiz isso em todas as paradas, nada como estar seca e confortável pra encarar mais uma etapa do desafio. Segui por uma estrada rural, pequena trilha em morro e 3 km de asfalto para enfim chegar a trilha que me levaria à Costa da Lagoa. A trilha é linda, tem pequenas cachoeiras, subidas fortes e descidas difíceis por conta do terreno irregular. Passei por um sttaf que disse faltar apenas 2 km, alívio! Muito emocionada pude avistar o posto de troca e Vera me aguardando, que sensação maravilhosa, que lugar lindo, que paz!! Entreguei a pulseira e completei a parte que me coube neste projeto.
Peguei o barco para fazer a travessia na expectativa de chegar logo no LIC e esperar Vera para nossa chegada".
8° trecho (12.4 km, Vera):
"Posto de troca na Costa da Lagoa. Era chegada a hora de fechar a prova. Passava das 15h quando fui para o trapiche da lagoa esperar pela embarcação que nos levaria até o Canto da Lagoa. Eu estava um tanto aflita, porque fiquei com medo de chegar depois da Simone uma vez que demoramos pra sair com o barco. Antes de sair me hidratei bem, consumi carboidrato e proteína e me concentrei em terminar. Era muita responsabilidade. Cheguei uns 15 min antes da Simone e dali segui por trilhas cheias de pedras, mas, ali eu estava "em casa". Pulando pedras, correndo como podia para tentar fechar antes de completar as 9h, prazo limite estipulado pela organização. Foi uma corrida solitária, fiz três ultrapassagens e segui sozinha. Quando passei pelo Canto dos Araças encontrei a Simone sentada, não entendi, mas segui em frente. Faltando uns 2km Rafa, meu namorado, veio me esperar, naquele momento a emoção me dominou, ele dizia "Verinha, você conseguiu!".
Eu não conseguia acreditar que duas mulheres ousadas, destemidas e determinadas tinham acabado de concluir 73 km de corrida em trilhas..."
                                                                 ......                          
Houve um desencontro entre mim e meu esposo na volta da Costa da Lagoa, por isso Vera me encontrou sentada. Combinamos de seguir juntos para o LIC para garantir que eu chegaria antes da Vera e deu tudo errado. Depois de muito esperar resolvi ir a pé, alternando corrida e caminhada, mas Vera já tinha passado e não deu tempo. Fiquei muito frustrada, mas já passou, fica o aprendizado.

Concluímos a prova em 8h42min e conquistamos 3° lugar geral dupla mista.
Competimos na categoria mista porque apenas 2 duplas femininas se inscreveram, desta forma fomos automaticamente transferidas para categoria mista, mas mesmo assim subimos ao pódio, esse fato nos enche ainda mais de orgulho, certamente!
Prova de montanha me fascina. É aqui que quero e prefiro estar!
A adrenalina, o raciocínio rápido e a sensação de liberdade são algumas das razões por tal preferência.
As subidas são puro sofrimento, sofrimento prazeroso, e as descidas pura adrenalina. Os obstáculos e as dificuldades do percurso seduzem e cravam marcas em nosso coração.


Assim foi nossa aventura...

Concluindo:

Sou grata a minha mãe e irmã que cuidaram de minhas filhotas o dia inteiro e ao maridão, claro, que esteve conosco nesta aventura inesquecível. Sem eles nada seria possível.
Sou grata a minha amiga Vera pela confiança em mim e por ter apostado nessa parceria.
Sou grata ao Cláudio Rafael, namorado de vera, pelo carinho e apoio à dupla.
Sou grata aos amigos das redes sociais, em especial os Loucos por Corridas, pelo incentivo, dicas e orientações.
Corremos em dupla, mas nossa equipe era muito maior, cada um com uma função indispensável que nos proporcionou a possibilidade de realizar esse projeto. Muito obrigada a todo vocês!
Pretendo correr agora a Corrida de Angelina para encerrar o ano. Se pintar alguma prova pelo caminho a gente vai, mas provavelmente será isso mesmo.
Obrigada pela visita, bons treinos e até breve!!


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

CORRIDA PELA PAZ 2013

"
 "NÃO EXISTE CAMINHO PARA A PAZ. A PAZ É O CAMINHO."

Com a proposta de incentivar a pratica da atividades física e promover a paz e a inclusão social, a Corrida pela Paz, idealizada pela ONG "NO DROGAS", aconteceu na Beira Mar Norte de Florianópolis neste domingo 06/10/2013.

O evento que já está na sexta edição aconteceria no dia 23/09, mas foi adiada por conta de previsões de muita chuva para o estado de Santa Catarina. Previsões que se confirmaram posteriormente.
A prova contava com distâncias de 5km, 10km e 4km de caminhada, o valor da inscrição foi de $20,00 + 1kg de alimento não perecível e toda arrecadação é destinada a entidades filantrópicas. Os kits foram entregues na Loja Magazine Luiza do Centro de Floripa.

Paralelo ao projeto "Corrida pela Paz", também foi realizado um concurso de redação nas escolas do ensino fundamental de Florianópolis com o tema "Não Machuque as Pessoas". Os vencedores receberam: notebook na primeira colocação e bicicletas nas demais colocações. O resultado do concurso de redação foi anunciado juntamente com os vencedores gerais e das categorias da corrida.
Os primeiros colocados gerais dos 5km e 10km também receberam excelentes premiações.


Optei por 10km e minha irmã, Silvia Vieira, que participou de mais uma corrida foi de 5km. Acho que ela já está na 4° corrida no currículo, coisa linda. Que possamos correr muitas provas juntas ainda!!
Chegamos no local da largada com bastante antecedência, últimos preparativos, e fomos para largada. Já tinha um plano traçado, que era não sofrer.. Largamos mais atrás, corri com fone de ouvido e segui num ritmo tranquilo.

Primeiro posto de hidratação para os atletas dos 5km foi no retorno do percurso (2,5km), perfeito. Para os atletas dos 10km é que achei um pouco demorado, foi somente no km 5, retorno do percurso, depois se normalizou, mas nada que tenha atrapalhado a performance dos atletas, acredito.

Na chegada uma surpresa. O registro de minha chegada era de 51' alto, mas no ritmo que eu estava nunca chegaria nessa marca, no resultado oficial  meu tempo liquido é de 51:08, seria meu recorde pessoal nos 10km. seria, não fosse o percurso ter pouco menos de 9,2km. Que pena, bem que poderia ser 10km mesmo, pra nossa alegria!!
Minha irmã ficou super feliz pois completou os 5km em 27:10, baita tempo pra quem corre só de vez em quando, parabéns maninha!!!

A mesa de fruta estava muito bonita e variada. Abacaxi, melancia, bergamota, maçã, banana... Tudo arrumadinho, achei bem bacana.





 
Como não me classifiquei na categoria, conversei com alguns colegas e fui embora. Durante a tarde percebi reclamações com relação à demora na premiação através das redes sociais. Acredito que a causa de toda confusão possa ter sido causada pela ausência de tapetes nos retornos para confirmação da passagem dos atletas. Infelizmente nem todas as pessoas são honestas e se aproveitam de "fragilidades" como essas para tirar vantagens. Outra reclamação foi a exigência pelo uso da camiseta da prova durante a corrida e para subir no pódio. Penso que se está no regulamento e aceitei participar, sinal que concordei com as regras, mas respeito a opinião de quem discorda.
Minha avaliação geral é positiva. Corri, me diverti, encontrei-me com amigos e ainda dei meu salto de felicidade na chegada. Ano que vem, se tudo der certo, estarei lá!!!








Concluindo:

Próximo post será sobre meu maior desafio até hoje, Mountain Do Lagoa da Conceição 73km Dupla Feminina - Equipe D2. A ansiedade está muito grande, dúvidas teimam em aparecer, mas procuro focar em coisas boas. Tenho consciência  das dificuldades, mas quero ver com meus olhos e sentir na pele tudo que essa maravilhosa prova tem a oferecer. Espero trazer boas notícias...
Obrigada pela visita, bons treinos e até breve.












quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MARATONA CAIXA DE SANTA CATARINA 2013

A Maratona Caixa de Santa Catarina aconteceu no dia 29/09/2013 e teve largada na Passarela do Samba Nego Querido em Florianópolis. Esta foi a terceira edição com a organização da Latin Sports e contou com mais de 2.200 atletas nas opções 42km, 10km e 5km. Este ano a prova recebeu a participação de corredores de vinte estados e de cinco países.

Na categoria masculina Adriano Bastos foi o vencedor da maratona e Graciete Moreira foi a campeã entre as mulheres quebrando recorde da prova.
Minha participação foi na "modesta" distância de 10km, modesta porque diante de 42km que muitos amigos Loucos por Corridas enfrentaram, 10km se tornou "moleza".
Confira os resultados gerais dos 42km, 10km e 5km:

42Km – Masculino:1º Adriano Bastos – 2h26min32seg
2º Sivaldo Viana – 2h28min16seg
3º Ismael Pereira – 2h32min34seg

42Km – Feminino: 1ª Graciete Moreira – 2h47min01seg (Novo recorde)
2ª Antonia da Silva – 2h48min32seg
3ª Clarice Santos – 2h57min34seg

10Km – Masculino: 1º Genir Rodrigues – 33min01seg (Novo recorde)
2º Diogo Trindade – 34min06seg
3º Javier Seco – 34min36seg
10Km – Feminino:                                                  

           
1°Simone Ferraz - 39min30seg (Novo recorde)
2ª Ana Lidia Borba – 40min38seg
3ª Vivian de Oliveira – 41min07seg

5Km – Masculino: 1º Jucelmo da Silva – 16min14seg (Novo recorde)
2º Rafael Maioral – 16min36seg
3º Jairo Papariello – 18min18seg

5Km – Feminino: 1ª Maristela Aparecida – 19min29seg (Novo recorde)
2ª Juliana de Souza – 21min36seg
3ª Daiane Furlan – 22min16seg 
                                    
Participei como corredora vip Caixa graças a cortesia que ganhei em uma promoção no facebook na fan page "5°Corrida Rústica Vale das Graças Angelina SC". A promoção tinha como objetivo divulgar a corrida de Angelina, prova que participei no ano de 2012 e recomendo. Ela acontece todo fim de ano e já se consagrou como prova de confraternização dos Loucos por Corridas, onde os atletas se reúnem para correr, festejar e agradecer por mais um ano de saúde e conquistas. Este ano a corrida (5 e 10km) acontecerá dia 30/11 e terá largada às 16h30. A inscrição custa $25,00 e acompanha um convite para o jantar comemorativo logo após a cerimônia de premiação. Quer mais?
http://www.corridadeangelina.com.br

Os atletas dos 5 e 10km largaram as 8h30 depois da largada da maratona. Contrariando as previsões que anunciavam dia chuvoso e nublado o domingo amanheceu iluminado, ensolarado e quente.
Senti um pouco o calor , mas deu pra fazer uma boa prova, completei meu percurso em 54:25, tempo que  deixou-me satisfeita, pois não fosse minhas amigas Liz e Ana Clara que me puxaram no fim da prova acho que esse número seria um pouco mais alto.

O espaço vip Caixa era muito legal, os corredores retiravam seu chip ali e eram recebidos com um delicioso café da manhã de encher os olhos, muita variedade. Ofereciam também banheiros químicos separados, sofás para descanso e uma vista privilegiada.
Gostei da organização, hidratação excelente, gatoride, água geladinha, na verdade não sou muito exigente. Apenas um contratempo nos resultados mas dias depois foi corrigido.
A entrega dos kits foi na loja Centauro no shopping Floripa, e na hora tinha a opção de gravar o nome do corredor na camiseta mediante pagamento de $15,00.
Muitos amigos na prova, clima especial, pois foi estreia de muitos em maratonas. Acompanhamos a preparação de alguns nas redes sociais e realmente a torcida por eles era muito grande. Destaco a participação de minha amiga e parceira do Revezamento 30km Ponta do Papagaio em 2012, Juliana Wutke, e esposo Guilherme Preto, ambos agora maratonistas. Parabéns casal 42km!


O percurso é bem legal, ida e volta, passamos pelo túnel, corremos pela Beira Mar Sul e retornamos à Passarela Nego Querido.
Como estou focada em outro desafio, essa corrida de 10km foi sem neura, curtindo e aproveitando. Sempre rola um sofrimento básico, mas faz parte!
Penso que o resultado poderia ser melhor, e sei que poderia.. E assim vamos tentando melhorar sempre.


Todo atleta recebeu seu certificado, um mimo especial para os "guerreiros do asfalto", adorei!!
Não posso deixar de agradecer à meu esposo, Almir Lopes, que sempre me leva, busca, fica com as filhas, não só nas provas, mas nos treinos também. Obrigada meu amor, seu apoio é fundamental, amo-te!!












Concluindo:

Próxima prova será a Corrida pela Paz neste fim de semana, dia 06/10, na Beira Mar de Florinópolis. Essa prova era pra ter acontecido um final de semana antes da Maratona, mas foi adiada por conta das previsões de muita chuva para o estado de Santa Catarina, previsão que se confirmou. Portanto, domingo tem mais 10km pra curtir antes da tão esperada prova do Mountain Do Lagoa da Conceição.
Um abraço, obrigada pela visita e bons treinos.


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Projeto Mountain Do Lagoa da Conceição 73km - Dupla Feminina - "Equipe D2"


"Mountain Do Lagoa da Conceição é uma corrida de revezamento entre bosques, lagoas, montanhas, muitas trilhas e paisagens de tirar o fôlego. Você vai se encantar com as belezas naturais de cada percurso!"
É assim que eles descrevem a prova. E conhecendo as belezas naturais da nossa linda ilha de Florianópolis tenho certeza de que a prova é sim encantadora!
Estamos sempre em busca de um novo desafio, uma motivação para enfrentarmos as dificuldades em dias de treinos difíceis. Quando temos um objetivo, o sofrimento torna-se secundário e o que nos move é a vontade de atravessar “a linda de chegada” rumo ao que almejamos. Desta vez, eu e Vera nos lançamos em mais um insano desafio. 
Nossa parceria começou em 2011 no K42 Bombinhas Adventure Marathon onde revezamos uma das maratonas mais belas e desafiadoras do Brasil.
Nosso encontro teve início em um grupo virtual de corrida no face book, Loucos por Corridas, nascia ai uma parceria de amizade e de corrida que levaríamos para a vida. 
Em 2012 repetimos a parceria no Revezamento 30km Ponta do Papagaio, juntamente com nossa amiga Juliana Wutke, Trio Loucos por Corridas.
Porém, o bichinho da inquietude mais uma vez nos mordeu. Queríamos correr mais uma prova juntas, onde nossos olhos brilhassem e a superação dos nossos limites fosse o objetivo principal. Escolhemos o Mountain Do Lagoa da Conceição 73km categoria "DUPLA", por ser uma prova desafiadora, pois seu percurso é todo por trilhas, dunas e praias. 
As dificuldades serão muitas, mas estamos confiantes. Nosso objetivo maior é superação, corrida de montanha tem esse diferencial, é você contra seus limites, uma busca prazerosa por cruzar a linha de chegada.
Somos pessoas diferentes, moramos em lugares distintos. Vera mora e treina nas trilhas da Praia do Rosa. Eu moro em Biguaçu, e corro às margens da BR 101 e nas ruas de meu bairro. Porém, desde o K42 descobri o amor pelas corridas de montanha e mesmo no asfalto, minha cabeça me leva para correr nas trilhas! 
Que possamos realizar este sonho de 73kM, esse sonho de superação!
LOCAL
Lagoa Iate Clube (LIC)
Lagoa da Conceição - Florianópolis - SC
PERCURSO - REVEZAMENTO
Total 73 km divididos em 8 trechos
1° - 10,7km
2° - 8,6km
3° - 5,5km
4° - 7,6km
5° - 6,2km
6° - 12,2km
7° - 9,8km
8° - 12,4km

Nada como ter um foco, um objetivo, mesmo que esse se pareça audacioso demais. Vamos em busca de mais um feito, com humildade e cientes das dificuldades que encontraremos. 
Depois de um tempo um tanto desmotivada e distante das provas, a última foi Circuito Floripa Run, estou muito animada com esse novo projeto.
Concluindo:
Correr é meu estilo de vida, seja participando de uma prova ou apenas passeando por meu bairro, estarei sempre correndo, é o que pretendo. Nunca serei atleta de ponta, nunca terei tempos extraordinários, mas estarei correndo, porque GOSTO, porque me faz bem, porque é o "meu momento". Dentro em breve o relato deste desafio estará registrado aqui, mas antes virá a Corrida pela Paz, corrida de asfalto, Beira mar de Floripa, 10km, prova que promete. Mountain Do Lagoa da Conceição será dia 12/10, espero trazer as melhores notícias possíveis, entenda-se por, "me diverti horrores e me superei mais uma vez!"
Abraço, bons treinos a até breve!!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

CIRCUITO FLORIPA RUN


Caminhando ou correndo, competindo ou se divertindo, a Beira Mar Continental ficou repleta de atletas que participaram da 2° edição do Circuito Floripa Run.
Este evento tem o intuito de promover diversão, saúde e beleza e é totalmente voltado às mulheres.

Corrida colorida, alegre que contou com atletas de todos os estilos, desde as mais discretas até as mais despojadas. Praticamente um desfile na passarela da velocidade.

Como estou sempre ligada nas promoções das redes sociais, garanti minha inscrição participando da promoção na fan page "Nutricionista Vanessa Mara Lodi" no facebook, uma das patrocinadoras do evento. Não posso reclamar da sorte, de forma alguma.

Essa corrida foi muito especial pra mim porque tive a companhia de minhas irmãs Silvia e Sandra. Já corremos em outra prova juntas e repetir a dose foi show de bola. Elas também garantiram inscrição com a Nutricionista Vanessa Lodi, portanto, "Trio Nutri Vanessa Lodi". Elas foram de 5km e eu optei por 10km, duas voltas no percurso.
Chegamos cedo na Beira Mar Continental, retiramos os chips, batemos algumas fotos e fomos curtindo cada minuto até a hora da largada.

O clima estava bem agradável, mais quente do que se espera pra essa época do ano e o sol deu o ar da graça, apesar do céu estar encoberto. A largada aconteceu às 8:30h e contou com aproximadamente mil corredoras.



O espaço da largada era estreito, porque o tapete também era estreito, e temos que passar por ele para registrar o tempo, isso acabou gerando um congestionamento que considero normal em provas com grande número de participantes. A organização por sua vez considerou o tempo bruto para classificar as categorias, e quem ficou mais atrás (e não foram poucas corredoras) sentiram-se prejudicadas causando certa insatisfação. Complicado!

Meu resultado não foi satisfatório, tive problemas na segunda volta, caminhei algumas vezes e não encontrei motivação durante a prova.
Estranhei tal desempenho, mas depois de refletir e tentar buscar uma resposta cheguei a conclusão que fiz meu melhor naquele momento, nem sempre as coisas acontecem do jeito que gostaríamos, o importante é não deixar-se abalar.

Minhas manas completaram bem os 5km, chegaram felizes da vida, Sandra concluiu os 5km em 35:04 e Silvia em 29:13, tempo bruto. Depois até curtiram uma super massagem, oh vidão!!
Completei a prova em 56:08, conquistando 8° lugar na categoria por faixa etária 36/40 e 51° lugar na categoria geral. 




 
A turma do Loucos por Corridas marcou presença, inclusive "os loucos". Amigos, maridos e namorados compareceram e deram aquela força para suas companheiras. Encontrei também a Claudinha e a Helena (Correndo de Bem com Vida), nossos encontros são sempre super divertidos. Adoro!
Conheci a nutricionista Vanessa Mara Lodi, uma simpatia de pessoa e Tatiana do Fissurados em Corridas que estava na companhia de Vera, minha parceira nos revezamentos da vida, essas não brincam nas trilhas e asfalto, arrasaram e conquistaram pódio.

Confesso que fui pra casa um tanto frustrada, mas já passou. Por isso demorei pra escrever o relato, justamente para evitar uma leitura pessimista. Correr pra mim vai muito além de números, claro que é muito gratificante bater recordes pessoais, mas quando não dá devemos ser pacientes e continuar treinando. Nem por isso deixo o sorriso de lado, muito menos a alegria de correr, cada chegada deve sim ser comemorada e desta vez não foi diferente. Salto para comemorar mais uma prova concluída!

Ponto negativo do evento ficou por conta do resultado por tempo bruto e a medalha que, apesar de LINDA, se repetiu mudando apenas a fita.
Pontos positivos foram muitos, destaco os sorteios de excelentes brindes, clima contagiante, vários postos de hidratação, distribuição de açaí (muito elogiado, eu não gosto), tenda com massagistas.. Pra resumir saímos de lá já passava das 11h da manhã.



Concluindo:

Não subestime a corrida e seu corpo. Respeite seus limites para poder dar vida longa a sua trajetória no esporte. Se hoje não foi um dia de recordes, amanhã se você quiser, será!
Meu próximo desafio ainda não está confirmado, estou com um pé nele, se tudo der certo eu conto onde será e das expectativas para minha participação, por enquanto vamos treinando, correndo e renascendo!

Obrigada pela visita, bons treinos e até breve!




terça-feira, 9 de julho de 2013

MOUNTAIN DO COSTÃO DO SANTINHO

Depois de cinco anos com o formato de prova de revezamento, Mountain Do Costão do Santinho sofreu uma modificação neste ano de 2013 passando para prova individual nas distâncias de 8km, 22km e 42km, surpreendendo e superando as expectativas dos mais de 600 atletas que participaram desta edição.

O percurso reuniu em uma única prova variações de terrenos que exigia dos competidores força, resistência, velocidade, técnica e muita coragem. 

Considerada pela organização como a prova mais técnica de todas, Mountain Do Costão do Santinho reuniu em uma manhã de sábado de temperatura agradável atletas que buscavam superação, diversão e contato direto com a natureza.

As chuvas da semana que antecedeu a prova e principalmente da madrugada de sábado tornaram o percurso ainda mais duro, difícil e traiçoeiro. A grande quantidade de lama nas trilhas aumentou o nível de dificuldade e causou congestionamentos em alguns pontos. Presenciei atletas escorregando e caindo nas descidas extremamente lisas, era preciso cuidado e paciência para completar a prova em segurança, mas nada que desmotivasse os corredores ou ofuscasse o brilho da prova, pelo contrário, quanto mais difícil o desafio mais valiosa a vitória.

Minha participação nesta prova deve-se a sorte. Sorte de ter irmãos especiais e parceiros, que sempre me apoiam. Sandra (irmã mais nova) decidiu desta vez me dar um presente diferente, parte do valor da inscrição foi sua escolha e diria que a escolha foi certeira, adorei, presente perfeito!
Silvia (irmã mais velha), que estava de férias, garantiu suporte logístico, me acompanhando desde sexta-feira nesta aventura.

Correr na Praia do Santinho e região tem um sabor especial, nasci e vivi meus primeiros anos de vida na Praia dos Ingleses. Minha mãe é nativa e ainda mantemos "raízes" por esses lados. Toda essa região me traz lembranças preciosas e muita saudade da infância.








O evento se dividiu em três dias de atividades, início na sexta-feira (28/06) com entrega dos kits e simpósio de abertura, corrida no sábado (29/06) e premiação com almoço de encerramento no domingo (30/06).

O simpósio foi rápido e objetivo, iniciaram apresentando o novo projeto Mountain Do para 2014, "Mountain Do Fim do Mundo" em Ushuaia na Argentina. Imagens impressionantes emocionaram e motivaram quem estava presente. Logo após foi a vez da apresentação do percurso Mountain Do Costão do Santinho, momento "Jesus" que fez-me perceber o tamanho do desafio que estava por enfrentar na manhã seguinte.
Para descontrair, relaxar e finalizar as boas vindas ofereceram um delicioso coquetel, tudo feito no maior capricho e com riqueza de detalhes. Se pudesse resumir o evento em uma palavra seria sofisticação, a organização impressiona, com certeza.

No sábado às 8h já estava no local da prova, encontrei alguns colegas queridos e fiquei aguardando o momento da largada que estava marcada para as 9h (22km e 42km) e 9:20h para os atletas dos 8km. A estrutura do evento estava montada dentro das dependências do Resort Costão do Santinho.






Entre gritos e aplausos foi dada a largada, descemos em direção a Praia do Santinho, percorremos toda a praia e seguimos por trilhas nas dunas que nos levaria à Praia dos Ingleses. Depois de uma pequena faixa de praia chegamos a primeira trilha que liga a Praia dos Ingleses com a Praia do Santinho. Visual surpreendentemente lindo de tirar o fôlego.




Retornamos pela Praia do santinho e passamos pelo local da largada, quem correu 8km parava ali, quem optou por 22km e 42km seguia em direção dos fundos do Resort, rumo as temidas Dunas.

Trecho difícil, correr em dunas realmente é desgastante, a musculatura tem que trabalhar forte. Neste momento senti uma grande estafa , preocupou-me tamanho cansaço antes mesmo dos 10km. Era hora de hidratar e reabastecer. Postos de hidratação com isotônico ajudaram a repor as energias e a recuperar a motivação. Não posso deixar de destacar também a importância do apoio de um jovem garoto, atleta I9 Academia, Douglas Lima. Me puxou e incentivou nos momentos mais críticos. Fica o agradecimento.

Seguimos por trilhas em direção ao Parque Estadual do Rio Vermelho e Praia do Moçambique. Alternei algumas vezes a corrida com breves períodos de caminhadas, ora para hidratar, ora para equilibrar os batimentos cardíacos que disparavam principalmente nos trechos com dunas.

Quando chegamos na Praia do Moçambique fiquei mais aliviada, pois sabia que faltava pouco para terminar a tão difícil prova. Bastava atravessar o Costão que divide a Praia do Moçambique da Praia do Santinho. Porém não seria tão simples assim, trecho com muita lama, dificultando demais as subidas e ainda mais as descidas.

Meu tênis já estava virado em lama a muito tempo e pesava muito, as câimbras foram inevitáveis, mas nada que me forçasse parar. As dificuldades da trilha associada as dores fez-me concluir a prova em um tempo acima do esperado, porém esse resultado é totalmente compreensível diante das condições do percurso.






Completei os 22km em 2h57:00, conquistando a 14° posição na categoria geral feminina e 7° na categoria faixa etária 35/44 anos.

Organização impecável, mesa de frutas da chegada dos atletas linda e farta. Jarras de vitaminas, sucos naturais, gatoride, água, espetinhos de frutas variadas, açaí, barras de cereal...
Macas com massagistas esperavam os atletas que chegavam cansados, e staffs se espalhavam pelo local para atender a todos no que fosse preciso.






A medalha é um caso a parte. Na verdade é um medalhão, a maior, mais suada e linda que já conquistei, superou as expectativas, mais um ponto positivo.

Mountain Do Costão do Santinho foi mais uma prova top, que deixa saudades e uma vontade enorme de retornar.












Concluindo:

Mais uma corrida de montanha. Prova dura, mas dela saí vitoriosa. Muitas vezes o corpo pesa ao fim de uma prova desgastante como essa, porém a cabeça está leve como uma pluma. As energias totalmente renovadas e você só consegue pensar em quando será o próximo desafio. Falando em próximo desafio, o meu será neste fim de semana, Circuito Floripa Run, corrida para mulheres, asfalto, 10km. Show de bola, vamoquevamo!

 Obrigada pela visita, bons treinos e até breve!